segunda-feira, janeiro 20, 2014

Escolhendo o Fotógrafo

Esse é um, se não o mais, importante fornecedor do seu casamento. Afinal de contas depois que tudo acontecer só restarão memórias, e grande parte registrada em fotos :)

Por isso hoje o blog traz algumas dicas para a grande decisão da escolha do fotógrafo. Muitas com certeza já seguimos inconscientemente, mas outras nos mostram que a atenção deve ser redobrada.

Orçamento
Haverá vários fotógrafos para cada tipo de orçamento. Acredite, você encontrará fotógrafos que cobram montanhas de ouro e outros que cobram quase nada, porque estão querendo montar seu portfolio por exemplo.

O importante é que nesse momento você já tenha em mente o quanto pensa em gastar. O que se deve ter em mente é que depois da Recepção, esse deverá ser o segundo maior investimento, e consequente maior saída de dinheiro. O ideal é que esse fornecedor corresponda de 10 a 20% do seu orçamento total para o casamento.

No momento que você começar a pedir orçamentos, você perceberá que cada um te mandará váárias opções de pacotes, de básicos a mais completos. Então se o valor não estiver de acordo com o seu orçamento, porque não escolher um pacote mais simples, já que você realmente ama as fotos?

Uma outra forma de controlar o orçamento é deixar para adquirir o álbum de casamento após a festa. Você terá uma tranquilidade maior para focar na escolha das fotos também.

O importante é: Nunca escolha um fotógrafo pelo valor que ele lhe oferece. Mas sim pelo conjunto, segundo as outras dicas abaixo. Pois ninguém deseja ter uma experiência desagradável só por economia, certo?


Estilo
Uma pergunta que resume essa dica é: "Você gosta do estilo de fotografia desse fotógrafo?"

Cada fotógrafo tem um estilo único de registrar os momentos. Uns preferem fotojornalismo enquanto que outros algo mais no estilo arte. Fotojornalismo e documentário, por exemplo, são fotos mais espontâneas. O que é muito importante e afeta o estilo da fotografia é o ponto de vista do fotógrafo. Cada um tem sua percepção do momento, com influência da atmosfera e emoções.

Uma dica muito importante é que nem sempre o seu fotógrafo preferido será aquele perfeito para registrar o seu casamento. O essencial é que ao observar as fotos de seu portfolio você possa se imaginar naqueles momentos registrados. Por mais que cada casamento seja único, o estilo da fotografia deve combinar com a personalidade dos noivos.

E para perceber se o estilo é o mais indicado, não basta observar alguns fotos de um casamento. O ideal é ver quantas fotos forem possíveis. Melhor ainda seria uma cobertura completa. É muito importante ver se todas as fotos seguem a linha que você gostou em uma ou duas. Afinal, seu álbum de fotos terá bem mais do que 5 fotos...

Outra dica importante é verificar se o fotógrafo é experiente em casamentos de dias ou à noite. Há incríveis fotógrafos que fazem uma cobertura maravilhosa em casamentos de noite, mas não sabem aproveitar completamente a iluminação natural de um casamento pela manhã. Portanto, se seu casamento for de dia, por exemplo, preste muita atenção nas fotos de casamentos ao ar livre e com iluminação natural, do seu portfolio.


Pesquise a Reputação
Além de ver os portfolios de cada fotógrafo, é importante pesquisar sua reputação no mercado.

Assessores de Casamento são ótimas fontes de informação. Eles mais do que ninguém precisam que seu casamento seja um sucesso, então eles vão indicar sempre os fornecedores que possuem a melhor relação custo x benefício, melhor atendimento e tenham proporcionado uma ótima experiência no dia.

Mas caso você não tenha contratado um cerimonial para ajudar ao longo da preparação, também poderá pesquisar nas redes sociais e sites de reviews. Uma dica muito importante é conversar particularmente com uma recém-casada que tenha contratado determinado fotógrafo. Ela poderá te dizer o que gostou e o que não agradou tanto.


Casamentos no Templo
O momento mais importante é o casamento no Templo, portanto além de fotos muito bem registradas na cerimônia civil e na recepção, é essencial que o seu fotógrafo registre fotos nos jardins dos Templos que anos depois lhe tragam grandes emoções desse dia.

Como não podem ser registradas fotos durante a cerimônia de Selamento, é muito importante registrar nos jardins do Templo esse momento tão espiritual e alegre.

Quando o fotógrafo é mórmon, tudo fica mais fácil. Pois ele compreende a importância dessa sessão de fotos e sabe quais ângulos você espera que sejam registrados. Mas também há muitos fotógrafos que não são da Igreja e registram também momentos inesquecíveis desse dia. Então não é uma regra que deve ser seguida.

O que deve ser feito é uma reunião pessoal com o seu fotógrafo explicando a importância desse momento, contando o que você realmente espera registrar e como você se sente a respeito. Ao transmitir tudo isso, o fotógrafo também sentirá toda essa emoção e importância e saberá registrar de forma única e incrível o seu momento nos jardins mais bonitos do mundo, os dos Templos :D


Essas são algumas dicas que me ajudaram na longa escolha pelos meus fotógrafos! Mas sempre há outras dicas por aí. Portanto sintam-se livres para contribuir :D

S2




0 comentários:

Postar um comentário