domingo, março 16, 2014

Casamento Eterno

O nosso grande objetivo é ter um casamento eterno, com uma família eterna. E por ser um mandamento divino, o inimigo está disposto a fazer de tudo para que não consigamos atingir essa meta, tentando tirar a real importância desse convênio sagrado.

O correto seria os jovens que estão noivos focarem sua preparação no casamento eterno. Detalhes de um evento requintado que tenha como objetivo festejo e comemoração não deveriam ser uma prioridade. Portanto, a mensagem de hoje trata da enorme importância do casamento celestial que ocorre dentro do Templo do Senhor, por meio da ajuda dos ensinamentos deixados pelos profetas do Senhor.

Uma das escrituras mais importantes, na minha opinião, está em Moisés 1:39:
"Pois eis que esta é minha obra e minha glória: Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem."

E alcançaremos a vida eterna se formos fiéis aos mandamentos do Senhor.

Podemos compreender melhor essa doutrina com as palavras do Élder Bruce R. McConkie:
"A exaltação se desenvolve a partir da união eterna de um homem e sua mulher.

O casamento realizado no templo para o tempo e a eternidade, em virtude das chaves de selamento restauradas por Elias, é chamado de casamento celestial. Aqueles que dele participam se tornam marido e mulher nesta vida mortal, e se depois de seu casamento guardarem todos os termos e condições dessa ordem do sacerdócio, continuarão como marido e mulher no reino celestial de Deus.

Se a unidade familiar continuar, então em virtude desse fato os membros da família alcançarão a vida eterna (exaltação), o maior de todos os dons de Deus, porque por definição a exaltação consiste na continuidade da unidade familiar por toda a eternidade. Aqueles que a herdarem serão os filhos e filhas de Deus, os membros de Sua família, aqueles que tornaram seu chamado e eleição seguros. Eles são co-herdeiros com Cristo de tudo que o Pai possui, e receberão a plenitude da glória do Pai, tornando-se deuses em seu próprio direito."


Falando ainda mais sobre a importância do casamento celestial, o Élder John A. Widtsoe nos deixou:
"O casamento, o mais importante evento entre o nascimento e a morte, é um fator determinante para a felicidade na vida. Portanto, devemos realizá-lo com grande cuidado. O companheiro para esta vida deve ser alguém que viva em retidão, a quem possa ser concedido abundante amor e que possa ser respeitado em seus atos e conduta diários. Da mesma forma, o convênio do casamento deve ser de tal natureza que ajude a criar, edificar e manter a felicidade diária.

Pois da forma como será o dia-a-dia, assim será a vida inteira. A riqueza, o poder e a fama perdem importância quando comparados com a alegria que advém de uma vida feliz em família.

A Igreja oferece o privilégio do casamento no templo como o meio mais importante de estabelecer e manter a felicidade no lar de seus membros. É um privilégio ímpar, que toda noiva e noivo em perspectiva deve buscar e fazer uso. As condições são tais que toda
pessoa pode preparar-se para receber esse privilégio, tão sinceramente cobiçado pelos verdadeiros santos dos últimos dias."


Para finalizar com chave de ouro, o blog deixa aqui registrado 9 importantes respostas para pergunta "Por que casar no Templo?", que ajudam a compreender melhor a grande importância do casamento celestial, segundo discurso do Élder Widtsoe:

1. É o desejo e a vontade do Senhor.
O amor verdadeiro cumpre as leis, pois as mais elevadas satisfações resultam de uma vida de cumprimento da lei.
A prova de nosso amor à Deus é a obediência à Sua lei. Além disso, a vida é tão cheia de problemas que o casal deve em primeiro lugar procurar estar constantemente favorecido pelo Senhor.

2. Isso está em harmonia com a natureza sagrada do convênio do casamento.
A cerimônia de selamento em si é simples, bela e profunda. A atenção está voltada para o significado da cerimônia do casamento, e não para aspectos superficiais que caracterizam um casamento num recinto requintado da sociedade.

3. Isso propicia a felicidade conjugal.
A reflexão cuidadosa que precede o casamento no templo, a solenidade que existe em sua realização, e o poder que o sela e o abençoa são uma proteção contra os muitos males da vida atual. O casamento no templo protege a felicidade que por direito deveria existir no casamento.

4. Isso permite a união do marido com a mulher pelo tempo e por toda a eternidade.
O casamento que dura somente esta vida terrena é muito triste, porque o amor que é desenvolvido entre um homem e uma mulher, enquanto vivem juntos e criam sua família, não deveria morrer, mas, sim, viver e crescer por todos os anos da eternidade.

5. Isso proporciona a posse eterna dos filhos e do relacionamento familiar.
Há ainda outra bênção. Os filhos nascidos sob o convênio do templo pertencem aos pais para todo o tempo e toda a eternidade.

6. Isso é algo que restringe o mal.
O casamento no templo, com tudo que ele significa, torna-se uma força que restringe a presença da tentação.

7. Isso proporciona a oportunidade do progresso eterno.
A vida é insossa sem progresso. O casamento eterno, com tudo o que ele significa, proporciona um avanço sem fim. “Progresso eterno” é o dom concedido a todos os que realizam o convênio eterno do casamento, como é feito nos templos do Senhor.

8. Isso coloca a família sob a proteção do poder do Sacerdócio.
Aqueles que realizaram um casamento no templo foram selados para o tempo e para a eternidade pelo poder do Santo Sacerdócio.

9. Isso proporciona um destino semelhante ao de Deus para os seres humanos.
"Então serão deuses, pois não terão fim; portanto serão de eternidade em eternidade, porque continuarão; então serão colocados sobre tudo, porque todas as coisas lhes serão sujeitas. Então serão deuses, porque terão todo o poder e os anjos lhes serão sujeitos”. (D&C 132:19, 20).


Para se aprofundar ainda mais nesse tema, leia o capítulo "Casamento Para a Eternidade", p. 167, do Manual de Preparação Para o Casamento Eterno.

S2

0 comentários:

Postar um comentário