segunda-feira, março 10, 2014

Dicas para Escolher suas Flores

Um casamento sem flores, não é um casamento. Não importa se são artificiais ou naturais, as flores devem compor a decoração. Aliás, são o elemento principal da decoração.

Elas definem a cor do casamento, ajudam a compor o estilo da decoração, auxiliam no clima da festa e de quebra trazem um perfume para o grande dia!

De tão importantes que são, as flores foram escolhidas para acompanharem a noiva na entrada da cerimônia. E ainda são motivo de disputa das solteiras...

Já viu que não dá para fazer pouco caso desse elemento tão importante, né?
Hoje o blog traz algumas dicas para escolher as flores do seu casamento.
Presta atenção:


ORÇAMENTO
Essa palavra insiste em sempre aparecer no meio dos preparativos do casamento. Mas é por uma boa causa.
Flores não são algo barato. Então é importante saber o quanto você pode pagar por elas.
E ao saber o orçamento, você terá noção se poderá ter flores naturais, se os arranjos serão mais preenchidos com flores ou terá mais folhagens, se poderá diversificar nos tipos de flores, e assim por diante...

Faça uma pesquisa de flores e anote quais você gostaria de ter no seu casamento e quais você com certeza deverá ter. Assim você terá flexibilidade na hora de definir os arranjos da decoração.

Não tenha medo de usar a criatividade! Principalmente na hora de economizar. Você poderá usar as flores mais caras em menor quantidade, dando um toque especial no arranjo. E preencher o restante com outras flores mais simples e em conta, como rosas.

Outra dica de economia é no arranjo das mesas. Você não precisa e nem deve fazer arranjos enormes e maravilhosos para todas as mesas. Pode fazer para metade delas, por exemplo, colocando arranjos mais simples e menores nas mesas restantes. O contraste vai trazer mais charme para o seu ambiente e mais alegria para as finanças.

Gaste sabiamente, investindo seu orçamento em detalhes importantes do casamento como bouquet da noiva e corredor da cerimônia.





ESPÉCIES
Acredite! Há muitas mais espécies de flores do que você pode imaginar. Elas não ficam somente nas rosas, mosquitinhos, peônias e orquídeas.

Ao visitar um florista e falar do que você gostaria no seu casamento, ele te apresentará muitas outras opções de flores tão bonitas quanto, ou até mais bonitas ainda!

Uma tendência que as noivas têm é de pensar que mosquitinhos são flores lindas e econômicas. Infelizmente isso não é pura verdade. Mosquitinhos podem ficar muito caros se forem as únicas flores do seu arranjo. Pois como seus ramos são mais abertos e pequenos exigem grande quantidade para deixar o arranjo bonito e cheio.

Então tenha a mente bem aberta com relação a esse assunto.





CORES
Já tem as cores definidas para o seu casamento? Então com certeza ficará bem fácil descobrir quais flores usar na decoração.

Mas caso esteja em dúvida, como foi meu caso, ao conversar com o florista ou decorador, você começará a amadurecer a ideia. Isso vai acontecer principalmente quando começar a ver as flores e suas cores. Na hora você saberá quais com certeza você gostaria no seu casamento e quais não gostaria de jeito nenhum. E ao escolher algumas, o profissional poderá te dar ideias de como combinar com outras flores e cores.

Quando você menos perceber, suas flores e paleta de cores estarão definidas!

Atenção para um detalhe importante: Não espere cores das flores, exatas às cores que você escolheu anteriormente. As cores das flores variam, mesmo quando da mesma planta. Então, ao invés disso, pense em termos de família de cores. Pense em verdes claros ou rosas pálidos, e não cores precisas definidas de um catálogo da Pantone.





ESTAÇÃO
Considere a estação climática do seu casamento. Assim saberá quais serão as flores da época.
Escolher flores por estação com certeza lhe trará economia.

Abaixo as principais flores por estação:

Outono (março a junho): Angélica, Áster, Amor-Perfeito, Azaléias, Cáspia, Clarquia, Cravina, Camélias, Crisântemo, Gladíolo, Gypsophila, Laços-Espanhóis, Margarida, Orquídea, Papoula, Petúnia, Primavera, Rosa, Tango, Tulipa, Tropicais.

Inverno (junho a setembro): Angélica, Açucena, Anêmona, Amor-Perfeito, Begônia, Boca-de-Leão, Campainha, Crisântemo, Copo-de-leite, Gardênia, Gérbera, Girassol, Gypsophila, Íris, Agapanto, Frésias, Orquídea, Petúnia, Primavera, Rosa, Sempre-Viva, Tulipa, Tropicais, Verbena.

Verão (dezembro a março): Amor-Perfeito, Angélica, Antúrio, Áster, Boca-de-Leão, Catléia, Clarquia, Cáspia, Copo-de-leite, Chuva-de-prata, Cravina, Gypsophila, Gérbera, Gladíolo, Laços-Espanhóis, Lisiantus, Lírio, Magnólia, Mimosa, Orquídea, Papoula, Petúnia, Rosa, Sempre-Viva, Tango, Tropicais, Verbena.

Primavera (setembro a dezembro): Amor-Perfeito, Anêmona, Boca-de-Leão, Campainha, Gardênia, Copo-de-leite, Chuva-de-prata, Crisântemo, Estátice, Frésia, Gladíolo, Gérbera, Girassol, Gypsophila, Goivo, Hortênsia, Irís, Lírio, Lisiantus, Lobélia, Margaridinha, Miosótis, Oncidium, Petúnia, Rosa, Sempre-Viva, Tango, Tropicais, Tulipa, Verbena.

Bastante opção!





LOCAL
Escolha flores que combinem com o espaço da sua cerimônia e recepção de casamento.

Existem flores e cores que só ficam bem em locais abertos como jardins e chácaras. Enquanto que há flores que são perfeitas para eventos mais formais.

Considere a altura do espaço. Pé direito alto pede arranjos de mesas mais altos.
O ideal é levar o florista ou decorador para uma visita no local, para que ele tenha uma melhor noção do espaço e do que ficaria melhor nos arranjos.

Para um casamento externo, suas flores provavelmente serão entregues e montadas muitas horas antes do evento começar, significando que elas podem ficar expostas ao sol. Nem todas as flores podem suportar calor e vento, então escolha com seu florista aquelas que permanecerão frescas no local. O mesmo serve para as flores de lapela e em arranjos de cabelo. Um exemplo de flor que suporta bem o clima externo é a Lisiantus.





BOUQUET
Antes de definir seu bouquet, defina seu vestido de noiva. Pois o estilo do seu vestido impactará na escolha das suas flores. Pense em um vestido clássico princesa e em seguida em um moderno vintage. Agora pense na noiva segurando um bouquet com cada um dos vestidos. As flores com certeza serão diferentes.

Considere o tamanho e formato do seu bouquet. Você não vai querer se esconder atrás dele nas fotos.

Tente fugir do branco. O seu vestido já é todo branco, se usar um bouquet branco, talvez nas fotos você apareça segurando um item "invísivel". Se você deseja flores claras, opte pelos tons de creme e rosinha.

Ao escolher as flores, tente deixar mais pessoal incorporando flores que signifiquem algo para você ou outro membro de sua família. Como flores que sua avó ou mãe tanto amam.


OUTRAS DICAS IMPORTANTES
Se você quiser que as fotos do seu casamento sobrevivam ao tempo e à moda, então prefira flores e arranjos clássicos. Principalmente em elementos que com certeza estarão registrados em fotos, como arranjos do corredor da cerimônia e bouquet. Deixei para trazer a criatividade e "inovação" na sua recepção, principalmente nos arranjos de mesa.

Ao definir os arranjos da mesa, visualize os itens que também vão compor a mesa. Se todos os itens forem muito altos, então o foco nas flores se perderá. E se tiver muitos itens em uma mesa com arranjos baixos, talvez fique desconfortável para seus convidados.

E por último, mas não menos importante, peça para o florista te dar algumas amostras de flores. Assim você terá a real ideia de como ficará a combinação entre elas.


O importante é sempre ter em mente que a escolha das flores depende de muitos elementos da sua festa. Só assim todo o ambiente e clima serão criados com harmonia.

Gostaram das dicas?

Fonte: Sites WikiHow.com, WeddingChannel.com e BridalMusings.com.

S2

Um comentário: