sexta-feira, junho 06, 2014

Rocambole com Corações [ Dia dos Namorados]

Faz tempo que estou devendo essa receita aqui! Desculpem meninas! Mas olha só, postei numa hora perfeita, pois ainda dá tempo de treinar em casa para sair perfeito como surpresa para o dia dos namorados ;)

Esse rocambole tem uma história bem interessante para mim. Eu decidi faze-lo como surpresa de comemoração para o nosso 1 ano de namoro. Um final de semana antes eu testei a receita em casa e saiu perfeita! Então, na sexta-feira seguinte à noite, eu fiz definitivo para o nosso passeio de aniversário no sábado de manhã. Passei horas e horas na cozinha... a massa resolveu me sacanear e tava quebrando hahahaha. Fiquei tão nervosa em não conseguir fazer sair certo que a cozinha ficou uma bagunça e nem me toquei das pistas que minha família tava dando sobre o Yuri me pedir em casamento no dia seguinte. Pelo menos a surpresa dele realmente foi um sucesso!! E o rocambole deu certo no final :D

Bom, como eu disse antes é uma deliciosa surpresa para o dia dos namorados, mas vai agradar todo mundo em casa! Você pode inclusive fazer como sobremesa para receber amigos especiais :D

Chega de papo e vamos para o que interessa!

Sabor: Massa de chocolate, com recheio de ganache de chocolate branco e morangos


INGREDIENTES:
PARA OS DESENHOS

1 ovo branco
30g de açúcar granulado
40g de farinha - se quiser o desenho de chocolate substitua por 20g de chocolate em pó
20g de manteiga - temperatura ambiente
Corante natural, xarope de fruta ou qualquer corante alimentício da sua preferência

PARA O BOLO
4 ovo brancos - separados
1 colher de chá de cremor de tártaro - você acha em lojas de cereais
1/2 xícara + 1 colher de sopa de açúcar
60g de manteiga - derretida
1/2 xícara de farinha
1/4 xícara de chocolate em pó (se quiser a massa branca em substitua por farinha)

PARA O RECHEIO
1 1/2 xícara de chocolate branco - ou qualquer outro chocolate
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de morangos - cortados

UTENSÍLIOS
Forma para assar aprox 30cm
Papel vegetal (não é papel manteiga)
Saco de confeitar ou saco ziploc

É importante medir bem certinho as quantidades, pois se errar já não sai certo.
Eu usei uma balança de cozinha :) Se não tiver em casa, recomendo comprar uma baratinha. Ajuda muito!!



MODO DE FAZER:

Começaremos pelo recheio de ganache de chocolate branco, porque ele precisa estar bem resfriado para conseguir uma ótima consistência.

Aqueça o creme de leite fresco, sem deixar ferver. Em seguida coloque junto com os pedaços de chocolate branco em um recipiente. Deixe a mistura descansar por alguns minutos e depois misture cuidadosamente para verificar se já derreteu o chocolate e misturou bem. Finalize misturando os dois ingredientes. Se precisar derreter mais, pode colocar no microondas por mais alguns poucos segundos. Coloque um papel plástico por cima do recipiente e leve para a geladeira.

Em seguida coloque um pedaço de papel vegetal no fundo da sua forma. Ali você vai desenhar os corações para quando enrolar o rocambole, apareçam aquelas lindezas. Você pode pegar diferentes desenhos na internet, mas os corações estão para download AQUI. Coloque o papel com os desenhos embaixo do papel vegetal, para que você possa desenhar por cima.

Agora a receita para os desenhos: Em um recipiente pequeno, separe a clara da gema. Adicione o açúcar e a farinha à clara. Misture bem. Adicione a manteiga à temperatura ambiente e misture mais ainda. Divida em quantidades para cada cor que você quiser utilizar. Na receita de hoje dividi uma parte sem cor e outra com o corante vermelho para os corações ficarem rosas :) Atenção para separar maior quantidade para os corações que são maiores que as bolinhas, no papel.

Coloque o creme dentro do saco de confeitar, com um bico bem pequeno, e comece a desenhar por cima do papel vegetal. Não deixe muito grosso e cuidado com os contornos, para os desenhos saírem bem certinhos. Essa é a parte mais demorada e trabalhosa, já vou dizendo ahaha. Mas é bem legal :D Depois que terminar de desenhar, leve a forma para o congelador. Assim quando você colocar a massa por cima, não vai misturar e nem fazer bagunça.

Agora pegue novamente a mistura de ganache de chocolate branco e leve para a batedeira. Você precisa fazer isso antes da massa, pois ela é muito rápida, então é preciso que as outras coisas estejam prontas para a montagem. Em no máximo 2 minutos sendo batido, o creme deverá adquirir a consistência de cream cheese. Cuidado com isso, pois se bater demais poderá virar manteiga e ficar com a textura bem granulada e aguada. Deixe descansar.

A massa do rocambole não ficará tão quebradiça como as tradicionais, pois essa receita é rica em manteiga.

Comece a fazer a massa, batendo as claras. Assim que começar a fazer bolhas, adicione o cremor de tártaro. Esse ingrediente vai lhe ajudar com a elasticidade da clara do ovo. Quando estiver começando a parecer creme de barbear, adicione metade do açúcar. Adicione de pouquinho em pouquinho para dar tempo de dissolver os cristais de açúcar. O merengue ficará pronto quando estiver brilhante e formando picos. Então pare de bater, pois se bater demais poderá atrapalhar no crescimento da massa no forno.

Em outro recipiente bata as gemas dos ovos com o restante do açúcar. E em seguida misture cuidadosamente esse creme amarelo com o merengue. Adicione metade da manteiga derretida e metade da farinha misturada com metade do chocolate em pó, e mexa suavemente. Então adicione o restante da manteiga e da farinha com chocolate e misture novamente.

Pegue a forma do congelador, tire o molde de desenhos e coloque a massa do bolo sobre ela. Tente espalhar rapidamente para que os corações não derretam e se misturem. Deixe a massa bem lisa e uniforme e bata um pouco a forma na mesa para que ela se distribua igualmente entre os desenhos.

Leve ao forno preaquecido por 15 minutos, com temperatura aproximada de 200ºC. E deixe assar por no máximo 7 minutos. É bem rápido mesmo :)

Na mesa, abra espaço com um pedaço de papel vegetal e polvilhe açúcar de confeiteiro sobre ele para que fique fácil de trabalhar com a massa. Tire a forma do forno, e jogue a massa sobre o papel com açúcar. Ela será desvirada, então você tirará o papel vegetal dos desenhos. Tire com cuidado para não saírem juntos os corações.

Vire novamente a massa para o outro lado, deixando os desenhos para baixo. Assim você poderá preencher com o recheio. Lembre-se de que lado ficou a parte da massa que tem corações. Corte as bordas do bolo para deixar uniforme e em seguida espalhe a ganache sobre todo o rocambole. Coloque os pedaços de morango em duas fileiras da ponta que não possui os corações atrás, e comece a enrolar. Enrole cuidadosamente até o final e pronto!!

Corte as laterais para deixar mais bonitinho, e agora é só comer essa maravilha *-*



Tem um vídeo para facilitar a vida:


Fiz dois tipos de massa, então rendeu dois tipos de rocambole. Que ficaram assim:


O que achou? Vai tentar em casa?
Se sim, manda fotos depois :D

Fonte: Blog Dulce Delight

S2

0 comentários:

Postar um comentário