segunda-feira, dezembro 30, 2013

Onde Vou Morar?? [ Parte 1 ]

Hoje quem fez o post foi a querida Irmã Ione Teixeira! Ela nos traz grandiosas dicas para decidirmos onde iremos morar. Afinal de contas, quem casa, quer casa! :)

A palavra é dela:

Estou aqui hoje para ajudá-los em algo muito importante. Quando decidimos nos casar, a primeira coisa que pensamos é na festa, no bolo, vestido, decoração, convites… E muitas vezes acabamos deixando de nos perguntar “Mas onde vamos morar?” .

Dividirei o post em dois assuntos: Primeiro vou listar algumas dicas com relação a imóveis em geral e em seguida falo sobre locação.

Muito importante: antes de fechar negócio e assinar contrato, precisamos estar atentos a muitos detalhes, e isso é muito simples e fácil de fazer.

1) Localização: Escolha uma localização de fácil acesso viário, inclusive transporte público e de distância reduzida, do centro,do seu trabalho, da Ala, verifique também se na Rua a qual você esta adquirindo o imóvel não é rua reservado para feiras-livre, com bares ou casa de shows, isso pode ser um incomodo no futuro.

2) Facilidades: Examine, bem, na região, os serviços e facilidades existentes, como escolas e comércio em geral.

3) Vizinhança: Obtenha informações com os moradores se o local não possui algum tipo de problema, como por exemplo movimento noturno excessivo, existência de estabelecimentos com atendimento noturno e moradores que possam perturbar a vizinhança.

4) Insolação: Um imóvel bastante ensolarado é sempre mais agradável, tendo melhor iluminação, menos umidade e menor chance para a formação de mofo e bolor, o que é indesejável especialmente para pessoas alérgicas. Por isso, priorize imóvel que tenha grandes áreas ensolaradas que é mais recomendável, quem é curitibano sabe bem os transtornos que é morar em ambientes com pouca insolação.

5) Estado geral do imóvel: No caso de imóveis usados é importante observar a construção. Verificar se não há trincas nas paredes, se o piso não possui ondulações se é uniforme e se não há sinais de umidade, o que pode significar a existência de infiltração no imóvel.

6) Garagem: No caso de condomínios é importante conhecer como é a reserva de vagas se são fixas ou rotativas, se cada apartamento (quando for o caso) possui uma ou mais vagas.

7) Empresa responsável: Se você vai comprar um imóvel em construção ou na planta baixa, antes de assinar o contrato de compra procure informar-se sobre a empresa responsável pelo empreendimento, que poderá ser a construtora ou incorporadora, com relação a sua solidez no mercado. Também é importante analisar cuidadosamente os termos do contrato e o memorial descritivo do imóvel, que deve incluir o prazo de entrega do imóvel. Se for alugar analisar locador e/ou imobiliária também é muito importante falarei mais sobre isso em post seguinte voltado para locação.

8) Documentação: Na compra, é fundamental exigir a documentação completa do imóvel e certificar-se de que ela esteja regularizada. Certificar se a documentação dos proprietários está isenta de qualquer ação, que possa colocar o imóvel em condições de indisponibilidade. Só assim você terá garantias da propriedade do imóvel e evitará assumir problemas anteriores à compra. Documentação para locação tratarei em post específico.

No próximo post, ela nos trará dicas sobre locação!

Obrigada Ione pelas ótimas dicas!

S2

0 comentários:

Postar um comentário