domingo, dezembro 29, 2013

Tempo de Metas

Daqui 3 dias, aproximadamente, estaremos em 2014. Um novo ano, cheio de esperanças, desejos, acontecimentos memoráveis e principalmente cheio de metas a serem realizadas.

É comum todo final de ano as pessoas ponderarem sobre as metas completadas ao longo desse período e sobre as que ficaram pendentes. As pessoas refletem se irão continuar tentando completar as que não tiveram sucesso no próximo ano e também definem novas metas para se desenvolverem em vários caminhos: Espiritual, Familiar, Profissional, Educacional e assim por diante...

Antecipando a Liahona de Janeiro de 2014, a mensagem da Presidência foi deixada pelo Presidente Dieter F. Uchtdorf. Nesse discurso ele nos fala sobre a tradição da maioria das pessoas em tomar decisões para o próximo ano, estabelecendo metas e encarando aquela etapa como um recomeço para seus erros e falhas, para mudanças de comportamento não tão satisfatórios.

O que marca o seu discurso é que ele nos fala que metas todos conseguiremos fazer, mas o que muitas vezes não consideramos é que com a maior parte delas não teremos tanto sucesso assim... O importante no entanto é continuar perseverando. Não desistir. Pois aprenderemos muito mais com a jornada em cada meta trabalhada, do que com o final da conquista. Também devemos sempre dar o nosso melhor e focar nas conquistas a longo prazo. Pois quando consideramos algo a curto prazo, as derrotas são inevitáveis e podem desmotivar a busca pelo desenvolvimento.

Ao ler esse discurso lembrei de uma filosofia japonesa de nome Kaizen (改 善), que significa mudar para melhor, melhora contínua, gradual, na vida em geral. Uma frase que ilustra bem esse termo é: ´Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!´
Segundo essa filosofia, pequenas mudanças que fazemos diariamente poderão se transformar em algo gigantesco ao fim de 1, 5 ou 10 anos.

E é isso que devemos buscar com as nossas metas. Melhoras contínuas diariamente, mesmo que signifiquem 1% de mudança, para que no final o resultado nos surpreenda. Não devemos ter pressa em ver logo os resultados ou dar Check em uma meta do ano.

Nessa reta final do ano, sugiro que todos possamos criar metas e trabalhar para que sejam todas realizadas em 2014. Mas que essas metas tragam o bem para outras pessoas também. Que possamos em 2014 compartilhar mais o evangelho, ler e estudar as escrituras, participar do Sacramento, lembrar de Jesus Cristo e dos exemplos que nos deixou e nos preparar melhor ainda para um casamento eterno, com um lar edificado em Cristo.

Para quem quiser ler a mensagem completa, feita pelo Presidente Uchtdorf, clique aqui.
Para aprender mais sobre a filosofia Kaizen, clique aqui.

Um ótimo domingo a todos!
S2

Um comentário:

  1. Este discurso d'A Liahona de janeiro e muito bom! E breve... Gostei muito! Assim.: Carol Goslar.

    ResponderExcluir