segunda-feira, janeiro 27, 2014

Enfim Noivos! Como Começar os Preparativos?

Esses dias atrás, estava conversando com uma recém-noivinha, e surgiu a necessidade dela saber por onde começar os preparativos do casamento.

Naquele momento eu pensei:
"Caramba! Não tem post sobre isso no blog ainda!!".

Então, ao navegar no facebook, vi que ela não era a única. Várias outras noivinhas estavam pedindo ajuda nos primeiros passos. E eu lembrei de mim, no dia 20 de Outubro de 2013. Estava totalmente empolgada com tudo e com essa fase tão especial que me aguardava, mas não tinha ideia nenhuma de como começar. E entre erros e acertos, eu descobri a fórmula e compartilho com vocês hoje. :)

Sugiro que larguem tudo que estão fazendo e prestem bastante atenção.
Se você está noiva faz no máximo 1 mês, e ainda tem tempo até o grande dia, o ideal é só focar nos itens abaixo.

Agora, se você tiver seu casamento em menos de 6 meses, então além de ler esse post, também seria importante começar nosso tão querido CHECKLIST.



1. Comecem a estudar o Manual de Preparação Para o Casamento Eterno
Todos os institutos possuem classes especiais de preparação para o casamento, que utilizam esse manual. Então é muito importante que você e seu noivo se matriculem nesse curso. No entanto, pode ser que na época da sua preparação, não tenha classe aberta, então é essencial que vocês adquiram o manual e estudem juntos, pelo menos uma vez por semana.

Esse manual é realmente muito importante. E contém a receita de como iniciar um relacionamento eterno dentro das expectativas do Pai Celestial. Além de tratar sobre o relacionamento em si, ele nos ajuda a refletir sobre pontos muito importantes como finanças, trabalho e papéis e responsabilidade de cada integrante da família.

Testifico a vocês que esse manual contribuiu muito para o meu noivado. Eu e meu noivo aprendemos muito mesmo e crescemos espiritualmente. Por meio dele, temos a ajuda que precisamos para nos prepararmos para algo além da festa, o casamento eterno, nosso principal objetivo.


2. Sentem com seus noivos e conversem sobre os preparativos
O casamento é feito somente se existirem as duas partes. Então é importante que seu noivo também faça parte desse momento de preparação.

É uma maneira de vocês melhorarem a comunicação do casal, se conhecerem e fortalecerem ainda mais o relacionamento.




3. Definam o orçamento
Primeiro de tudo, tenham claro o quanto esperam gastar com essa festa.

Com certeza os gastos passarão desse limite. Mas é por isso mesmo que vocês precisam ter claro o quanto devem gastar. Além disso, é essencial criarem um controle financeiro para isso. Pode ser numa planilha simples.

O ideal é fazer isso mesmo que seus pais decidam pagar por tudo. Pois é uma ótima maneira de se familiarizarem com orçamento e planilha financeira, para as finanças futuras da família.

Definido o orçamento, defina quais são os 3 principais gastos da festa, para priorizarem gastos e tempo. Geralmente são eles: local, buffet e fotografia.


4. Lista de convidados
Esse tema é bem polêmico! Mas é essencial.

Com certeza nessa altura do campeonato vocês não terão a lista definitiva. Mas é importante que a façam logo no início, para que tenham uma ideia de quantos convidados esperam ter na festa. Depois é só ajustar...

Como já disse em outro post, praticamente tudo na organização de um casamento é calculado por pessoa. Então você terá que passar esse número no momento dos orçamentos com os fornecedores.

Nesse POST, o blog traz super dicas para o momento da lista tão temida!


5. Escolha de 2 a 3 datas possíveis
Como tudo depende de disponibilidade de local e outros fornecedores, é importante que tenham na cabeça de 2 a 3 datas.

E isso serve mesmo para quem se casará na Igreja ou somente no Templo. Afinal, pode ser que outros noivos já tenham pensado nesse dia antes de vocês.


6. Estilo do casamento
Nesse momento, tendo todas as informações acima, vocês podem começar a pensar qual o estilo que desejam para a festa. Por exemplo: Casamento no campo ou na praia? Mini casamento ou casamento no estilo Convenção de Estaca?

O estilo pode ser bem específico e ser algo que só o casal faria! Algo inusitado como uma festa inspirada na trilogia do Senhor dos Anéis, por exemplo... Apesar de que eu acho estranho ahahaha

Se não conseguirem definir o estilo, não tem problema. Pois o próximo passo dará uma grande ajuda!




7. Escolha o lugar da festa
Este é um dos primeiros fornecedores a serem definidos. Principalmente por questão de disponibilidade de datas.

Escolha um lugar que esteja dentro do seu orçamento, que comporte todos os seus convidados e alguns extras que surgirem na última semana (isso é muito importante), e que o espaço em si te ajude com o estilo do casamento. Seja ajudando a identificar (como foi o meu caso) ou sendo flexível para decorar com o estilo que vocês já definiram antes, como um salão de festas.


8. Escolha um Fotógrafo que você ama
O fotógrafo passará mais tempo com você no dia da festa, do que seu noivo ou pais. Portanto você tem que amar o trabalho dele, se imaginar nas fotos e terem um ótimo relacionamento.

Nesse POST, temos super dicas para essa decisão.



Esses 8 pontos são prioridade. Mas enquanto isso, vocês devem pesquisar muito ideias, referências e fornecedores. Pesquisem até não aguentarem mais. E quando isso acontecer, vocês descansam, e iniciam outra vez.

No entanto, não deixem essa fase tomar conta da situação. Não esqueçam do principal propósito de tudo. Procurem sempre se divertir e aproveitar o momento com as pessoas que te amam. Busquem fortalecimento espiritual e orem muito também.

Espero ter ajudado!
Qualquer dúvida que tiverem, podem comentar nesse post. Vocês não estão sozinhas :)

S2



Um comentário: