segunda-feira, janeiro 06, 2014

Escolhendo o Local da Festa

Depois da data e da lista de convidados, esse é um dos assuntos mais polêmicos. Cada dia é vontade de casar num lugar diferente. Quem que não sonhou em casar numa chácara linda, ou numa praia tranquila? Todas! Daí ao encarar a realidade surgem mais dúvidas, será que escolho um buffet ou um restaurante? Ou então o Salão Cultural da capela?

Hoje o blog traz algumas dicas para facilitar na busca do lugar perfeito!

Taxa de Aluguel
A maioria dos locais cobram aluguel, que compreende o valor da taxa de manutenção, horas de uso e alguns itens básicos da decoração. Além desse aluguel, serão cobrados outros serviços, então é necessária atenção retomada e talento para negociação.

Uma dica é verificar se você utilizará realmente o pacote de horas padrão do aluguel. Geralmente corresponde a 6 a 8 horas de festa. Mas caso a sua seja mais simples e dure menos, poderá negociar o valor para que no mesmo dia o fornecedor seja contratado por outra noiva.


Alimentação
Verifique se os espaços de eventos também oferecem esse serviço. Assim é possível negociar para reduzir valores com um cardápio customizado e simplificado.

Quando necessária a contratação de fornecedor externo, prestem atenção nas referências. Todos oferecem degustação de seus serviços, então agendem para comprovar a qualidade e acertar nas escolhas.

Existem várias opções econômicas e muito interessantes que podem substituir um almoço ou jantar. Café colonial, brunch, coquetel, crepes franceses e massa fria ao vivo, são bons exemplos.


Serviços Inclusos
O ideal é sempre reduzir os fornecedores. Assim você reduz a dor de cabeça e aumenta as chances de negociação com o fornecedor do espaço. Portanto é necessário ficar atento no que está incluso ou não. Seguem itens que são importantes de serem questionados:

- A taxa de garçom é cobrada por funcionário ou porcentagem acima do valor por pessoa (ex: 10%)?
- Bebidas (água e refris) são cobradas à parte?
- Que tipo de mobiliário está incluso?
- Há um pacote básico de flores do campo incluso no valor do aluguel?
- Oferecem cerimonial para o dia?
- Oferecem equipes de segurança e limpeza?
- Há serviço de vallet? O estacionamento é espaçoso?


Dias mais baratos
Se o orçamento está sendo ultrapassado é interessante pensar num plano B para a data. Os dias com valores mais caros são sábados, seguidos de sextas e feriados. Em compensação os valores chegam a cair até 50% quando os dias são de terças a quintas.


Além das dicas acima para facilitar na negociação, é importante tomar bastante cuidado com alguns detalhes que garantem o sucesso ou fracasso da festa!

É importante fazer quantas visitas forem possíveis no local. Conhecer todo o espaço e a qualidade do mobiliário, fachadas, cozinha e banheiros. Melhor ainda se forem visitas com o espaço decorado para algum evento. Isso é possível, sendo necessário agendar com o responsável até 2h antes do início do evento.

Também devem ser consultados:
- Ar condicionado e ar quente
- Capacidade de pessoas no local
- Fiação aparente
- Saídas de emergência
- Equipamentos de segurança (extintores de incêndio e luz de emergência)
- Gerador
- Acessos para deficientes
- Planta baixa
- Alvará do local

E como última dica, verifiquem a reputação dos fornecedores na internet. As redes sociais são um ótimo termômetro para saber o que as pessoas acham e conhecer um pouco das experiências delas.

E você tem alguma outra dica? Compartilhe conosco!!

Na próxima segunda, vou contar onde escolhi casar e por que. Não perca!

S2

Um comentário: