segunda-feira, janeiro 13, 2014

Reunião de Troca das Alianças

Como a cerimônia do casamento celestial é fechada somente para membros que possuem investidura e um número bem limitado de convidados, dentro do Templo, foi criada então a chamada Reunião de Troca das Alianças.

Dessa forma todos os convidados se sentem inclusos nesse momento tão especial para os noivos e podem compartilhar da troca das alianças entre os mais novos "marido e mulher" do momento.

A maioria dos casais aqui no Brasil já pratica essa reunião e geralmente antes do Templo. Diferente dos Estados Unidos, por exemplo, além das palavras do Bispo ou Presidente de Estaca, ela inclui o casamento civil.


Regras para uma Reunião de Troca das Alianças

No panfleto "O Templo Sagrado", de 1980, Boyd K. Packer diz que sentimentos de mágoa de membros da família que não possuem uma recomendação ao Templo devem ser "compreendidos e previstos cuidadosamente como uma parte do casamento," o que pode ser feito em parte com uma reunião de troca das alianças.

O manual geral de Administração da Igreja nos dá algumas regras breves para uma reunião apropriada, portanto é muito importante conversar à respeito com seu Bispo, antes de qualquer coisa. As regras envolvem principalmente não replicar nenhuma parte da cerimônia de casamento. Por exemplo, não deve haver troca de votos nessa ocasião. Somente troca de alianças, seguida de um beijo, ou não. Além disso, não é apropriado trocar alianças dentro do terreno do Templo.


Reunião de Troca das Alianças Após o Selamento

Se essa reunião for feita logo após o selamento no Templo, não pode haver nenhum tipo de encenação da cerimônia tradicional de casamento, que conhecemos. Pois ela não pode encenar e nem tirar o foco do momento mais importante que é o casamento no Templo. Portanto, a execução será um pouco diferente do que conhecemos, conforme o programa abaixo:

Deve durar aproximadamente de 10 a 15 minutos:
- Oração de abertura
- Abertura pelo bispo, presidente ou outro oficiante
- Número especial (solista, coral ou instrumentos musicais)
- Expressão de sentimentos pela noiva e pelo noivo
- Troca das alianças e beijo opcional
- Oração de encerramento

Elementos adicionais podem incluir prelúdio e poslúdio, slide de fotos dos noivos quando crianças, leitura de um poesia ou versículo de escrituras, discursos dos pais do casal, ou os noivos presenteando seus pais com alguma lembrança, por exemplo.

Neste tipo de reunião, qualquer pessoa poderá ser oficiante. Já que ela não possui nenhuma validade religiosa ou civil, sendo apenas simbólica. Mas esta pessoa deverá explicar aos convidados, durante a reunião, que esta é uma maneira que os noivos encontraram de incluírem todos nesse dia tão importante. Porém, o casamento já foi realizado dentro do Templo.

Também nessa reunião, conforme o programa acima, as alianças não são entregues por entradas no corredor de daminhas. O noivo, ou no máximo algum amigo ou parente dele, deverá estar com as alianças já em frente ao oficiante.

Esse tipo de reunião ocorre com maior frequência nos casamentos americanos, onde eles já fazem o civil dentro dos Templos, portanto costumam fazer uma reunião logo após o selamento, durante a recepção dos convidados.


Reunião de Troca das Alianças Antes do Selamento

Aqui no Brasil o normal é uma reunião de alianças antecedendo o selamento, e incluindo um casamento civil. Já que de acordo com as regras do nosso país, o casamento civil pode ser realizado por uma autoridade eclesiástica em um local de acesso público. No caso Bispos ou Presidentes de Estaca em Capelas ou outros espaços de eventos contratados.

Essa reunião pode seguir um programa mais tradicional com entrada de testemunhas, dos noivos e seus pais e assim por diante. E envolve a troca dos votos, de acordo com o protocolo civil.

O Bispo ou Presidente de Estaca pode aproveitar o momento para deixar uma mensagem especial aos noivos e deve explicar aos convidados que o momento mais importante do casamento ocorrerá posteriormente, dentro do Templo, com um casamento para toda a eternidade.

Após essa reunião, os noivos realizam uma recepção aos convidados. Seguindo então para o Templo. No caso de pessoas que moram em cidades que possuem Templos, poderá ocorrer no mesmo dia ou até no máximo o dia seguinte.

Temos portanto duas opções de reuniões que incluem todos os nossos convidados no momento da troca das alianças. No entanto somente essas duas. Qualquer outra ordem, acarretará em encenação ou até mesmo diminuirá a importância do selamento no Templo. Portanto, antes de providenciar as coisas do seu casamento, é essencial conversar à respeito com seus Bispos, e esclarecer todas as dúvidas que possa ter.

Fontes: Sites A Simple Wedding e Suite 101, e conversas com Noivo e Bispo.

Gostaram do post? Inspiraram vocês?

S2






5 comentários:

  1. Eu acrescentaria que o casamento na capela não deve ter muitos ornamentos, aconselha-se arranjos simples, sem jogo de luzes e exageros.. Também não deve ter daminhas e pajens, entrada e saida de padrinhos... São tradições da Igreja católica. A cerimônia na capela deve ser simples, espiritual, e não cheia de pompas. Deve ser espiritual, em preparação para a cerimônia mais importante que acontecerá no Templo :)

    ResponderExcluir
  2. Aonde está escrito no Manual sobre a cerimonia de casamento? Já procurei e não encontrei, por favor me ajude. Pois quero fazer uma cerimonia das alianças e preciso saber onde está no manual Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kilsa, tudo bem?

      Um conteúdo mais direto para o assunto do casamento você vai encontrar no manual 1, que fica com seu Bispo. Procure ele para que possam conversar à respeito, por meio de inspiração.

      Mas nesse post, você pode encontrar algumas dicas de como proceder, enquanto isso :)

      Espero ter ajudado. ;)

      Excluir
  3. Olá,

    Pretendo fazer minhas cerimônias civil e religiosa na Capela, na mesma ocasião. Como proceder? O que eu posso e o que eu não posso? Onde buscar orientações?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisabeth, tudo bem?

      Eu também fiz civil + religioso na Capela, na verdade no Salão Cultural (pois queria registrar os momentos com fotos).

      A primeira coisa que temos que ter em mente é que cerimônia religiosa válida para nós é a cerimônia de selamento que acontece dentro dos Templo Sagrados.

      O que podemos fazer fora, para incluir amigos e familiares que não possuem recomendação para o Templo, é uma benção matrimonial. Onde um portador do sacerdócio poderá abençoar o casal e deixar algumas palavras. Logo em seguida, pode ser feita a troca das alianças, mas sem troca de votos, já que isso só ocorrerá no Templo. Deve ser uma cerimônia simples e que não tire o foco do casamento celestial.

      Uma outra opção, que é a da sua dúvida e a que utilizei, é fazer o civil junto com essa benção. Nesse caso, somente o Bispo o Presidente de Estaca dos noivos poderá fazer, já que a lei do Brasil os dá o direito de validar um casamento civil.Como o civil também solicita uma "troca de votos", então poderá ser feita no local. Parecerá bastante a tradicional cerimônia religiosa, com a diferença que o Bispo ou Presidente de Estaca explicarão aos convidados que essa cerimônia é de caráter civil e foca em uma benção aos dois, já que o religioso ocorre dentro do Templo com validade eterna :) Algo assim...

      Alguns detalhes como madrinhas, padrinhos e outras tradições de casamentos de outras religiões devem ser evitados. Já que somos SUDs. Mas a melhor coisa que vocês devem fazer é conversar com o Bispo, da Capela, para saber o que pode ou não ser feito e lerem o manual de administração 1 juntos (no capitulo de casamentos). Cada Bispo é um juiz em Israel e ele melhor do que ninguém pode ajudá-los :)

      Qualquer coisa, pode me procurar!!
      Bjs

      Excluir