domingo, fevereiro 16, 2014

A Oração

Quando compreendemos que somos filhos de um amoroso Pai Celestial, podemos compreender plenamente o verdadeiro significado de uma oração. Passamos a orar, pois queremos nos comunicar com um Pai amado. E se torna algo simples e sincero, algo que vem do coração.

Quão gratos devemos ser por mesmo sendo seres imperfeitos, podermos falar com um Deus maravilhoso. Isso graças ao seu Filho, Jesus Cristo, que nos permite usar seu nome para que essa comunicação possa acontecer.

Como é bom saber que podemos compartilhar nossas alegrias e também nossas tristezas. E que além dessas orações serem ouvidas, elas também serão respondidas.

Infelizmente, mesmo sabendo de tudo isso, muitas vezes podemos esquecer de toda essa importância. E assim, a oração pode se tornar algo comum no dia a dia. Isso ocorre principalmente quando não estamos precisando de ajuda, quando estamos bem e todas as coisas que precisamos estão dando certo. No entanto, só vai durar até o momento que a tempestade se aproximar... E ela uma hora outra virá.

Por isso, precisamos nos arrepender, precisamos compreender o quão importante é a dádiva que temos da oração. Precisamos buscar sempre melhorar nosso canal de comunicação com nosso Pai Eterno. E os apóstolos e profetas do Senhor podem nos ajudar à respeito.

O Élder Richard G. Scott nos diz: "Uma chave para melhorar a oração é aprender a fazer as perguntas corretas. Em vez de pedir as coisas que você deseja, procure honestamente saber o que Ele quer para você. Então, ao conhecer a vontade Dele, ore para ser guiado e ter forças para cumpri-la."

Nem sempre as respostas virão rapidamente. Teremos que desenvolver a paciência e a fé para acreditar que seremos respondidos. Quando tivermos orado, e sentirmos que estamos distantes do Senhor e/ou que não estamos preparados espiritualmente para identificar as nossas respostas, devemos continuar orando e pedindo ajuda. Devemos confiar plenamente no Senhor e no poder da oração.

Devemos acreditar que enquanto estamos orando, o Senhor está nos ouvindo, está nos protegendo e irá nos ajudar. Isso é a entrega total, é o amor e a fé pura.

O Élder Richard G. Scott, na Conferência Geral de Abril de 2007, nos contou uma incrível experiência:

"Certa vez passei por uma experiência que me causou uma enorme ansiedade. Não tinha nada a ver com desobediência nem transgressão, mas com um relacionamento humano de vital importância. Durante algum tempo, extravasei meu coração em fervorosa oração. Mas, por mais que tentasse, não conseguia encontrar nenhuma solução — nada acalmava a opressiva emoção que havia em mim. Roguei ajuda àquele Pai Eterno que passara a conhecer e em quem confiava plenamente. Não conseguia encontrar nenhum caminho que me trouxesse a calma que geralmente tenho a bênção de desfrutar. O sono me venceu. Quando acordei, senti-me em completa paz. Ajoelhei-me novamente em solene oração e perguntei: “Senhor, como isso aconteceu?” Em meu coração, soube que a resposta era Seu amor e Sua preocupação por mim. Tal é o poder da oração sincera a um Pai compassivo."

Quando li esse parágrafo, me arrepiei. Pois identifiquei momentos semelhantes na minha vida e aprendi que realmente somos amados. E como somos amados!

Isso vai acontecer com muitas noivas ao longo da preparação de seus casamentos. Dificuldades surgirão, pois o inimigo vai tentar de tudo para atrapalhar nesse cumprimento de um dos principais mandamentos. Muitas se ajoelharão e rogarão ajuda ao Pai, mas a resposta não virá rapidamente, virá no tempo do Pai. No entanto, o amor Dele poderá ser percebido imediatamente.

Além disso, devemos fazer a nossa parte. Não basta pedir, temos que trabalhar, que estudar o assunto em nossas mentes. Devemos viver dignamente cumprindo os mandamentos do Senhor. Só assim estaremos preparados para receber a resposta que virá por meio do Espírito Santo.

Em seu discurso na Conferência de Outubro de 2008, o Élder David A. Bednar nos ensinou 3 princípios que podem ajudar nossas orações a serem mais significativas:

"1. A oração se torna mais significativa quando nos aconselhamos com o Senhor em todas as coisas."
Devemos orar pela manhã para auxiliar na criação espiritual do nosso dia, e à noite para agradecermos por tudo e para repousarmos no Senhor.

"2. A oração se torna mais significativa quando expressamos sincera gratidão."
Devemos experimentar de tempos em tempos fazer uma oração somente de gratidão, sem nada pedir. Assim nossa alma se esforçará em se tornar ainda mais grata por tudo que o Pai nos concede. Descobriremos assim, muitas bençãos que de outra forma passariam despercebidas.

"3. A oração se torna mais significativa quando oramos pelos outros com real intenção e um coração sincero."
Nosso maior exemplo, Jesus Cristo, orou com real intenção pelo próximo. Que grande forma de expressar nosso amor é poder orar pelas pessoas que são tão especiais para nós.

Eu testifico que a oração é realmente uma forma que temos de nos aproximar ainda mais de nosso Pai. Por meio dela, podemos abrir nossos corações à Ele e receber as orientações de que precisamos. Dificuldades todos temos, uma hora ou outra a "poeira" vai levantar. Mas se tivermos fé e confiança para orarmos e esperarmos por uma resposta, ela certamente chegará. Sei que somos filhos de um Pai Celestial que só deseja o nosso bem, e que sabe o que é melhor para nós. Ele nos ama, e por isso espera que sempre oremos à Ele, em nome de seu Filho.

Eu desejo que todos possamos sempre orar com toda a nossa alma e assim nos aproximar mais do nosso amado Pai e do nosso querido Salvador.

Deixo essa mensagem em nome de Jesus Cristo. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário