segunda-feira, abril 28, 2014

Dúvidas de Toda Noiva SUD

Faz tempo que estou para fazer esse post, mas só achei melhor fazer quando tivesse reunido o máximo de informações possíveis, já que esse assunto é delicado e muito importante.

Durante minha preparação para o casamento tenho visto várias dúvidas, e também tido algumas, à respeito da maneira mais correta de fazer a cerimônia e a comemoração. Isso envolve desde o desenho correto do vestido da noiva até a decoração das capelas.

Essas dúvidas surgem porque muitos detalhes do casamento tradicional que conhecemos fazem parte de tradições que em nada tem a ver com os nossos convênios ou princípios do Evangelho.

Para começar, vou deixar aqui algumas perguntas que ouvi e vi por aí. Que fique bem claro que não estou julgando nenhum comportamento por meio delas, mas estou levantando a reflexão à respeito :)

- O vestido de noiva tem que ser todo coberto nas mangas, ou pode ter só um tecido transparente cobrindo os ombros?
- Mesmo já tendo a investidura, posso não utilizá-la no dia da festa? (Já que é um dia atípico...)
- Pode se realizar uma cerimônia tradicional de casamento logo após o selamento no Templo?
- Quanto aos padrinhos e madrinhas? Existe isso nas nossas cerimônias?
- Pode tirar fotos e filmar a cerimônia na Capela? E no Templo?
- O que pode ou não na decoração de casamentos realizados na Capela?


Existem muitas outras perguntas. Mas acredito que essas são as mais populares.

Agora, ao invés de deixar aqui respostas (até porque não sei de tudo), vou deixar aqui alguns tópicos do Manual 2 da Igreja, e outros links.

Mas e como saberemos as respostas àquelas perguntas?

Simples, ao ler e ponderar a respeito. Tenho certeza que se orarem antes de estudar a respeito, as respostas serão mais fáceis de se decifrar. Além disso, o estudo não para por aqui. É importantíssimo que você fale com seu Bispo (ou Presidente de Ramo) e Presidente de Estaca, para juntos em espírito de oração, refletirem sobre o que o Senhor espera de vocês nesse momento tão especial.

Vamos à algumas instruções:



Quanto ao uso dos Garments
Os membros da Igreja que foram vestidos com o garment no templo assumiram por convênio a obrigação de usá-lo de acordo com as instruções recebidas na investidura. O garment é uma lembrança constante dos convênios feitos no templo. Se for usado da maneira adequada, ele proporciona proteção contra a tentação e o mal. Além disso, seu uso é uma manifestação externa de um compromisso íntimo de seguir o Salvador.

Os membros com investidura devem usar o garment do templo dia e noite. Não devem removê-lo, completa ou parcialmente, para trabalhar em jardins ou em outras atividades que possam ser adequadamente realizadas com o garment da forma correta por baixo da roupa. Também não devem retirá-lo para ficar à vontade em casa, vestindo apenas um traje de banho ou roupas indecorosas. Sempre que tiverem de retirar o garment, como, por exemplo, quando forem nadar, devem vesti-lo novamente assim que possível.

Os membros não devem ajustar o garment ou vesti-lo de modo contrário às instruções recebidas, no intuito de adaptá-lo a diferentes estilos de moda. Também não devem alterar o modelo autorizado do garment. Quando forem usados garments de duas peças, os membros devem sempre vestir ambas as peças.
(Manual 2: Administração da Igreja, 21.1.42)




Quanto à festa e à música
Em todos os bailes, o vestuário, a aparência pessoal, a iluminação, o tipo de danças, a letra das músicas e a música em si devem contribuir para criar um ambiente no qual o Espírito do Senhor possa estar presente. Aqueles que supervisionam os bailes devem seguir cuidadosamente as normas descritas abaixo.

Os líderes usam o formulário de Contrato de Execução Artística ao contratar uma banda, orquestra ou um DJ. Esse contrato ajuda a garantir que a conduta e a música sejam adequadas para os bailes da Igreja. As pessoas que fornecerem a música não devem usar letras inadequadas nem vestir-se ou expressar-se de modo impróprio. Os líderes devem realizar audições e fazer por escrito acordos firmes e claros nos quais essas pessoas se comprometam a seguir os padrões da Igreja ao apresentarem-se nas atividades da Igreja.

A percussão da música, seja instrumental ou vocal, não deve sobrepor-se à melodia. O volume da música deve ser baixo o suficiente para permitir que duas pessoas lado a lado consigam ouvir-se mutuamente e manter uma conversa normal.

A iluminação deve deixar o ambiente claro o bastante para que se possa ver o salão de um lado ao outro. Não é aceitável a utilização de luzes estroboscópicas; não podem ser utilizadas tampouco as luzes psicodélicas que pisquem com o ritmo da música. Já as luzes no chão, nos cantos do salão ou decorações com refletores nas paredes e no teto são adequadas.
(Manual 2: Administração da Igreja, 13.6.6)

As unidades da Igreja não podem promover as atividades a seguir. Os líderes, pais e outras pessoas que planejam atividades da Igreja ou delas participam precisam estar cientes dessas restrições:
1. Atividades que envolvam alto risco de acidentes ou enfermidades ou que exijam despesas ou deslocamentos excessivos (ver 13.6.20 e 13.6.24).
2. Programas de exercícios que tenham músicas, letras, roupas ou outros elementos que não estejam em harmonia com os padrões da Igreja.
3. Atividades que envolvam o uso de máscaras, exceto em produções teatrais.
4. Bailes de debutantes e festas do gênero ou atividades que envolvam a coroação de reis e rainhas.
5. Quaisquer outras atividades que não sejam condizentes com as diretrizes deste capítulo.
(Manual 2: Administração da Igreja, 13.6.25)




Quanto à Decoração
Ornamentos natalinos ou para outras épocas e ocasiões semelhantes podem ser temporariamente colocados na entrada da capela ou no salão cultural, com a aprovação da presidência da estaca. Com exceção de flores, nenhum ornamento pode ser colocado no salão sacramental da capela. A parte externa e os jardins também não podem ser ornamentados.

Os ornamentos não devem ser extravagantes nem caros e não devem provocar risco de incêndio. Não se podem usar capim seco, palha, folhas de palmeira, outros materiais desidratados nem velas. Se forem montadas árvores de Natal, elas devem ser artificiais, de material à prova de fogo e sem luzes elétricas ou velas. Devem-se observar as leis e os códigos locais de segurança e incêndio.
(Manual 2: Administração da Igreja, 21.2.2)

Não se podem utilizar chamas expostas e velas acesas nos edifícios da Igreja.
(Manual 2: Administração da Igreja, 21.2.5)




Quanto à Fotografia e Filmagem
Não é permitido tirar fotos ou gravar vídeos no salão sacramental da capela. As reuniões e outros eventos realizados no salão sacramental não podem ser transmitidos pela Internet ou por nenhum outro meio (ver exceção no item 18.3.1).
(Manual 2: Administração da Igreja, 21.2.10)




Quanto às Cerimônias Civil e de Selamento
No Manual 1 de Administração da Igreja, que fica com o Bispado, temos mais alguns esclarecimentos quanto à realização da cerimônia de casamento. Por isso, converse com eles à respeito.
Mas enquanto isso, temos um post que poderá lhe auxiliar. Acesse por aqui.




Quanto ao Casamento no Templo
E para finalizar, a Igreja teve um artigo na Liahona de Outubro de 2004, esclarecendo algumas dúvidas.
Para acessar, clique aqui.

E depois de ler, é só ponderar :)

Conseguiu esclarecer algumas dúvidas?

S2

5 comentários:

  1. ótimo! Vejo muuuuuuuuitas noivas e convidadas tirando os garments pra ir em festas e isso me deixa MUITO triste! Eu,como noiva vou usá-los normalmente por baixo do vestido! :) É um privilégio usar o garment! Me sinto suuuuuper confortável e protegida!

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei seu blog e me esclareceu muita coisa... muito bacana mesmo seu post, eu estou a pouco tempo na igreja, o meu noivo foi criado na igreja então to aprendendo muita coisa, ele me disse que a parte que não pode ser filmada é a parte do púlpito pra trás, só que não soube responder o porque, você saberia?
    desde já agradeço
    Beijoquinhas

    www.futuraesposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jé!! Tudo bem??

      Que legal saber um pouquinho mais da história!

      Não existe uma justificativa oficial, mas a melhor resposta que posso lhe dar é que o espaço da sacramental, que tem o púlpito, é o local que realizamos uma das principais ordenanças do evangelho: o Sacramento. E ele é extremamente sagrado para nós, pois ao partilharmos do pão e da água, estamos nos recordando do grande sacrifício que Jesus Cristo fez por nós e renovando nosso convênio do batismo.

      Não filmar é uma forma de respeitarmos o caráter sagrado de tudo isso. Ali é um local de puro respeito e reverência. Por isso temos a disposição o salão cultural. Para atender à essas necessidades que surgem :)

      Qualquer outra dúvida que tiver à respeito, não há ninguém melhor que o Bispo de sua Ala para responder. E estará feliz em poder ajudá-la. Então nem precisa ficar tímida com essa pergunta!

      Quanto ao casamento, precisando de algo, eu e o blog estaremos aqui!!

      Foco no Templo <3

      Excluir
  3. Olá meninas!

    Adorei as informações, de fato muito úteis. Mas eu tenho mais duas perguntinhas: eu posso realizar o casamento civil na capela, na mesma ocasião do casamento religioso? Eu poderia fazer "apenas" a cerimônia religiosa, caso desejasse?

    Obrigada!

    ResponderExcluir