segunda-feira, maio 05, 2014

Planejando o Menu do Casamento

Os noivos estão cada vez mais atentos ao menu do casamento. Isso porque esse é o ponto que com certeza vai afetar e muito no orçamento.

Por conta disso, cada vez mais o tradicional jantar ou almoço tem sido substituído por outros tipos de refeição. Para não deixar nenhuma noiva ainda mais confusa e indecisa, segue uma descrição breve dos mais populares serviços atualmente.

Brunch
É indicado para casamentos mais informais e que ocorram na parte da manhã. Fica perfeito para casamentos realizados em ambientes abertos, como chácaras e jardins. O menu é basicamente um mix de almoço com café da manhã, com alguns pratos quentes como Strogonoff ou massas servidos juntos com salgados e sanduíches. Além de já incluir algumas opções de pratos doces.

Coquetel
É uma opção mais formal que o Brunch, e combina com casamentos realizados ao final da tarde ou à noite. Geralmente são servidas porções pequenas de pratos quentes, conhecidos atualmente como os Finger Foods, ou então uma opção mais econômica mas também muito gostosa na versão de salgadinhos finos e canapés.

Bolo com "Refri"
Para casamentos com recepções mais curtas, há a opção de servir Bolo e Refri para todos os convidados, logo após à cerimônia. Comumente conhecido como Bolo e Champagne, mas no nosso caso, sem o champagne haha. Se a recepção durar um pouco mais, então aconselha-se servir alguns salgadinhos também.

Outras opções que encantam os convidados e aliviam o orçamento seriam: Crepes franceses, massas frias, churrasco e café colonial.

Agora, uma vez decidido o que será servido, é importante ter em mente que nem tudo está liberado para ser servido. Alguns cuidados devem ser tomados, para que durante a recepção não ocorra nenhum constrangimento. São eles:

Petiscos difíceis de comer

Aperitivos pequenos, que os convidados podem comer com uma mordida só. Petiscos que esfarelam e que deixam a boca toda suja de migalhas podem não ser boas ideias.

Alimentos que mancham a roupa
Que tristeza seria se você fosse comer aquele delicioso penne ao molho sugo e derrubasse um pouco do molho no vestido! Cuidado para evitar aqueles alimentos perigosos, que só de encostar já causam um estrago. Exemplos: Molho de tomate e beterrabas.

Pratos muito pesados
O ideal é definir o menu do casamento levando em conta todos os pratos: petiscos, a entrada, os pratos principais e a sobremesa. Todos eles devem estar balanceados: se o prato principal é uma carne mais pesada, por exemplo, a entrada deve ser mais leve. O motivo é simples: para seus convidados não caírem no sono com a barriguinha tão cheia.

Ingredientes com alto potencial alérgico

É difícil montar um menu de casamento para tanta gente. E como saber quem é alérgico a quê? A melhor saída, nesses casos, é apelar para um menu neutro. Nozes, frutos do mar, pimentão e amendoim são alguns dos alimentos que mais causam alergias. Eles não precisam estar totalmente fora do menu do casamento, mas o melhor é que eles não estejam “escondidos” nos pratos.

Pratos com muita cebola e alho
Primeiro, porque muita gente não é fã destes ingredientes. E segundo porque grande parte dos convidados do casamento vai preferir não correr o risco de ficar com mau-hálito!

Só peixe ou só carne
O ideal é que o menu do casamento apresente sempre duas opções de carnes: um peixe e uma carne de vaca, por exemplo.

Alimentos que grudam nos dentes
Parece bobagem, e de fato não tem tanta importância. Mas quer coisa mais desagradável do que ficar com os dentes sujos e não poder dar uma risadinha? Os campeões: milho, manga, aperitivos com espinafre, ricota...

Carnes cruas
A não ser que você crie um menu de casamento temático, com comida japonesa, por exemplo (que utiliza muitos peixes crus), as carnes usadas nos pratos devem estar ao ponto ou bem passadas.

Pratos muito picantes
Preparar um menu de casamento sofisticado, com pratos ao molho de queijos, especiarias e outros condimentos é delicioso. Mas o buffet do casamento deve contar sempre com opções não tão fortes para os convidados que preferem uma comida mais básica. O mesmo vale para alimentos muito apimentados.

Esse último item me lembrou de uma degustação de doces que fiz recentemente. Tinha um brigadeiro coisa mais linda na caixinha. Tava tão apetitoso só de olhar, que na hora dei uma mordida beeem generosa. Para minha alegria descobri da pior forma que era sabor pimenta :p

Nós sabemos que nem todo convidado vai sair satisfeito e que sempre tem aquele ser que reclama da comida. Mas se tiver como cuidar para diminuir as chances, é sempre bom nos esforçarmos :)

Como será a recepção do seu casamento?

Fonte: Sites Guia de Casamento e Casamento Click

S2

0 comentários:

Postar um comentário