segunda-feira, maio 26, 2014

Preparação para o Templo

Para nós Santos dos Últimos Dias só há uma forma de nos casarmos de acordo com a vontade do Senhor, e ela ocorre por meio do casamento no Templo. Por meio dessa ordenança tão sagrada, podemos ter nossa família para toda a eternidade.

E para que possamos participar do casamento celestial, é essencial que nos preparemos da forma correta. Esse deve ser nosso maior objetivo e principal foco, pois não há nada mais importante. Não há nenhum detalhe da festa do casamento que deva ter maior atenção e prioridade do que o Templo.

A primeira coisa que os noivos devem fazer logo após decidirem o dia do selamento, é conversarem com seus Bispos. Principalmente aqueles que ainda não tiverem recebido a investidura. Tirem todas as suas dúvidas com o Bispo e peçam sugestões de como podem se preparar melhor para receber essa grande bênção, a maior que podemos receber pelo Templo Sagrado.



O ideal é que você e seu noivo já comecem a estudar o curso de Preparação para o Casamento Eterno, e aquele que não possui investidura deve ler o livreto de Preparação para o Templo. Algumas Alas possuem um curso desse livreto no calendário de aulas, então procure se informar. Isso os ajudará a entender a magnificência das ordenanças e convênios do templo.

No livreto de Preparação para o Templo, encontramos:

"As ordenanças e cerimônias do templo são simples. São muito belas. São sagradas. São mantidas em segredo para não serem transmitidas a pessoas que não estejam preparadas. A curiosidade não é uma preparação. O interesse profundo, em si, também não é uma preparação. A preparação para as ordenanças necessárias inclui passos preliminares: fé, arrependimento, batismo, confirmação, dignidade e maturidade a quem entra como convidado na casa do Senhor.

Precisamos estar preparados antes de entrarmos no templo. Precisamos ser dignos antes de entrarmos no templo. Existem restrições e condições estabelecidas. Elas foram estabelecidas pelo Senhor e não pelo homem. E o Senhor tem todo o direito e autoridade para ordenar que os assuntos relacionados ao templo sejam mantidos sagrados e confidenciais.

Todos os que são dignos e se qualificam sob todos os aspectos podem entrar no templo para realizar os ritos e ordenanças sagrados."




Eu recebi uma excelente sugestão de leitura como preparação para o Templo. É o discurso "Os Jovens Adultos e o Templo", do Élder Russel M. Nelson. Vale muito a pena leitura!

Para entrar no Templo, e quando for o caso realizar suas investiduras, os noivos precisam da recomendação individual, que é adquirida por meio de uma entrevista pessoal com o Bispo e Presidente de Estaca. Também será necessária uma recomendação especial para a ordenança de selamento. Para receber essas recomendações, são realizadas entrevistas que trazem perguntas relativas a sua dignidade para entrar na casa do Senhor. Também é importante que você verifique com seus pais se estão válidas as recomendações deles, para que não corram o risco de não poderem assistir ao seu selamento.

Quando estiverem para entrar no Templo procurem seguir as dicas abaixo:
- Manter um espírito adequado
- Ter mente que todos os ensinamentos são simbólicos e que o conhecimento pleno será adquirido aos poucos, conforme frequentar o Templo
- Ser uma pessoa humilde e reverente, com muito desejo de aprender
- Deixar de lado as preocupações com as coisas do mundo, como tarefas domésticas



No templo, os vestidos usados pelas noivas durante a cerimônia devem ter manga comprida, ser recatados, brancos e não exageradamente ornamentados. Os vestidos usados no templo também devem ter decote alto. Não se permitem caudas no templo, a menos que elas possam ser retiradas para a cerimônia. Smokings, cinturões ou grinaldas e flores não são convenientes na sala de selamento. Se vocês tiverem perguntas específicas com respeito às roupas, podem entrar em contato com o templo em que vão se casar, para obter maiores informações e conselhos.

Os noivos vestirão sua roupa do templo para a cerimônia e vestirão roupas apropriadas para tirar fotografias depois. As noivas também podem usar um vestido do templo para a cerimônia e então trocar de roupa, usando um vestido de noiva adequado—se o desejarem.

Quando você agendar a data do selamento no Templo, receberá algumas instruções, como:
- Chegar junto com seu futuro cônjuge e trazer suas recomendações
- Trazer um par de garments, para quando for receber a investidura (não vestí-los antes)
- Escolher e convidar um acompanhante para cada
- Escolher e convidar dois irmãos para servirem como testemunhas
- Chegar ao Templo vestindo roupas de padrão dominical
- Ter certeza que na data e hora escolhidas o Templo estará funcionando
- Definir quando será realizada a investidura
- Checar o número de convidados possíveis
- Escolher e convidar o selador
- Trazer a certidão de casamento civil



Se derem uma recepção ou houver outra celebração depois de seu casamento no templo, que seja simples. A parte mais importante do dia de seu matrimônio será a cerimônia sagrada do casamento. Vocês serão selados eternamente pela autoridade do sacerdócio à pessoa a quem amam. Lembrem-se de fazer com que esse seja um dia da família e amigos íntimos e não permitam que outras festividades obscureçam a importância de seu casamento eterno.

Há muitas outras maneiras de se preparar para entrar no Templo. Além de vários detalhes que precisam ser lidos e revisados frequentemente. Esse é só um apanhado que fiz, com base no material do site LDS.org. Sugiro que busquem maior conhecimento com os seus líderes e familiares, e com certeza sintam-se livres para compartilhar aqui no blog!

O que eu posso dizer com toda a certeza, é que esse é o único planejamento que realmente vale a pena passar horas se dedicando!

Eu desejo que vocês sempre tenham os olhos virados para o Templo! Principalmente agora :)

Fonte: LDS.org

S2

0 comentários:

Postar um comentário