terça-feira, julho 22, 2014

10 Regras de Etiqueta "Online" Para um Casamento

Essa semana recebi um artigo bem interessante com novas regras de etiqueta que surgiram graças ao crescente uso das redes sociais. É claro que não precisamos de tanto protocolo num momento que é para ser descontraído e alegre, mas educação e bom senso sempre são bem vindos, então essas regras podem nos lembrar de alguns detalhes importantes e nos ajudar a evitar constrangimentos.

Leiam com carinho e atenção e comentem depois o que acharam ;)

PARA OS NOIVOS

1. Ligar para seus pais antes de postar ou tweetar o anúncio do noivado.
Seus parentes e amigos mais próximos vão querer saber da novidade por primeiro.
Um status no Facebook ou Twitter pode ser a maneira mais eficiente de espalhar a notícia, mas não é a mais pessoal. Você sabe quais amigos e familiares apreciariam ouvir a notícia diretamente por vocês. Além disso, é provável que os familiares mais velhos (como seus avós) não tenham uma conta no Facebook ou Twitter e poderiam então perder a notícia.

2. Mudar o status do relacionamento em minutos ou meses -- depende de você.
Não há momento certo ou errado -- alguns casais fazem isso até mesmo no altar.
Assim que se casar, depende de você e do seu cônjuge decidir quando alterar o status do relacionamento ou sobrenome nas redes sociais. Para alguns casais, isto pode ser um momento muito importante; para outros, não é nada demais.
Então mude quando estiverem prontos.

3. Postar fotos do seu anel de noivado. (Todos esperam para ver!)
Pode postar, mas seja discreta quanto à valores.
Depois que postar o status de "noiva", seus amigos e família estarão morrendo de curiosidade para saber como é a aliança ou anel de noivado, então satisfaça essa vontade postando uma foto. Não é exibição demais compartilhar uma foto com a super notícia. Agora, deixe de lado os outros detalhes, porque não interessa para os outros o quanto custou -- o ponto é que simboliza o comprometimento dos dois. Todo mundo estará vendo sua mão nos primeiros meses de qualquer maneira, então facilite para os amigos e familiares que moram longe.

4. Designar um responsável pelos status das redes sociais.
Aproveite o seu dia e fique longe do celular mantendo todos atualizados.
O dia do casamento voará, e se estiver no celular ou no tablet o tempo todo, perderá o que é realmente importante. Foque nos convidados que vieram celebrar com vocês, ao invés de todo mundo da internet. Encontre um equilíbrio e designe uma pessoa responsável pelas redes sociais -- pode ser uma dama de honra -- para manter seu perfil atualizado no decorrer do dia. Uma outra opção é agendar as atualizações mais importantes.

5. Enviar convites tradicionais para o grande evento.
Convites por e-mail são totalmente aceitos para save the date, noivados e chás de panela. Porém, convites de papel são a maneira certa de convidar para o grande evento. No mundo tecnológico de hoje, no qual seus convidados recebem milhares de e-mails por dia, um convite físico se tornou algo muito mais especial. Isso não significa que você tenha que ser extravagante com o design. Uma impressão a laser já dá conta do recado.

6. Manter positivas as suas atualizações online.
Encare problemas direta e positivamente via celular ou em pessoa.
Nós sabemos que planejamento de casamento pode ser estressante às vezes. Mas antes de publicar no seu perfil online um desabafo sobre todos os convidados que confirmaram presença para muitas pessoas ou reclamar sobre mãezilla, sograzilla e/ou damazilla, pare por um segundo e reflita. Postar algo negativo sobre seu casamento (mesmo que não cite uma pessoa especificamente) só magoará sentimentos. Ao invés disso, de forma educada trate cada situação diretamente assim que for surgindo. Isso significa pegar o celular e explicar ao seu convidado que você não tem espaço suficiente para todos os acompanhantes, e ter uma boa conversa com sua mãe, sogra ou damas. Acredite, uma outra maneira só criaria animosidade no casamento.

7. Divulgar sua hashtag.
Coloque nos seus convites e no site do casamento.
Chegamos ao ponto em que quase todo mundo é familiar com a hashtag e sabe usá-la, então você não precisa se sentir estranha em divulgá-la. Pense em maneiras criativas que pode compartilhar e pedir a participação dos convidados.


PARA OS CONVIDADOS

1. Esperar para publicar seus parabéns.
Se o casal não tiver feito um anuncio, então você não deve vazar a notícia por eles.
É muito legal quando você é a primeira a saber que sua melhor amiga ou irmã vai se casar, mas segure-se nos parabéns públicos até que o casal esteja pronto para divulgar a notícia por eles mesmos. Eles podem estar esperando por uma razão importante (como eles não terem contato para os pais ainda), e pode haver desentendimentos.

2. Mandar uma mensagem privada para assuntos do casamento.
Pode ser estranho para os outros amigos do Facebook do casal que não foram convidados.
Se quiser conversar sobre o casamento com a noiva ou o noivo, é educado fazê-lo de maneira privada. O casal pode ter centenas de amigos no Facebook que não estão na lista dos convidados, e não é justo se cada detalhe aparecer no perfil deles. Noivas, especificamente, amam compartilhar detalhes do planejamento, e elas vão adorar conversar sobre. O casal também estará numa época bem corrida e ocupada, então não se sinta ofendida se não te mantiverem atualizada de cada detalhe.

3. Compartilhar fotos da noiva e do noivo.
Pode compartilhar, mas respeite se eles te pedirem para não postarem antes deles.
É ótimo se quiser mostrar o casamento incrível que o casal teve, e postar o bolo e as flores no Instagram. Mas alguns casais podem querer esperar para compartilhar detalhes fotográficos do casamento até que tenham as fotos do profissional, então você deve respeitar a vontade deles. Se estiver em dúvida se pode ou não publicar fotos online, espere até que um amigo mais próximo ou membro da família do casal faça primeiro. Então saberá se está liberado.

4. Deixar o celular na sua bolsa ou bolso.
Postar de vez em quando tudo bem, mas o casal te convidou para celebrar o dia deles, e não ficar sentada lá com seu celular. O casal passou bastante tempo planejamento um evento que você pudesse aproveitar, então não passe o tempo todo no celular postando sobre o casamento -- vá se divertir! Tudo bem compartilhar o amor algumas vezes, mas não troque a pista de dança por alguns tweets. Além disso, o celular e o tablet podem atrapalhar e aparecer demais nas fotos, e ninguém quer no futuro quando estiver olhando as fotos perceber que um convidado estava mais animado com o aparelho eletrônico do que com a festa.

5. Não atrapalhar o fotógrafo profissional.
Tire quantas fotos quiser, mas não fique no caminho do fotógrafo do casamento.
Esteja ciente que o casal contratou profissionais de foto e vídeo, especialmente durante a cerimônia. Uma boa regra é ficar sentada durante toda a cerimônia (e não inclinar para o corredor ou levantar o celular muito acima da sua cabeça). Levantar ou andar podem distrair o oficiante, entrar no caminho dos profissionais e atrapalhar a visão de outros convidados. Um conselho? Se você quer ter aquela super foto da entrada da noiva, chegue cedo para a cerimônia e sente numa cadeira próxima do corredor para conseguir ótimas fotos sem ter que atrapalhar ninguém ou fazer acrobacias.

6. Usar a hashtag do casamento.
O casal criou a hashtag por uma boa razão.
Se o casal tem uma hashtag, use-a o máximo possível em cada foto ou post. Eles estão animados para ter todas as fotos em um só lugar. Faça o máximo de esforço para usar e encorajar outros também. Uma dica: se esquecer de usar uma hashtag quando publicar a primeira foto, só volte depois e adicione num comentário.

Fonte: The Knot.com

Gente, eu achei simplesmente incrível essas regras! Vou até compartilhar no meu perfil pessoal para meus convidados lerem. Gostei principalmente da parte das hashtags e dos convidados tirando fotos hahaha.

O que acharam?

S2

2 comentários: