quinta-feira, julho 03, 2014

5 Coisas Que Aprendi no Planejamento

E eu decidi renascer das cinzas essa coluna "Diário da Noiva"! Na verdade nunca desisti dela, só achei que seria melhor deixar para falar algo quando realmente tivesse passado por experiências importantes e que fossem relevantes para vocês.

Hoje faltam 35 dias para o meu casamento. Nem consigo acreditar que sobrevivi à essa fase e por incrível que pareça não estou ansiosa e estou bem tranquila. Acho que o blog é um remédio :p

Estou desde Outubro do ano passado planejando o casamento, e à esta altura do campeonato as maiores decisões já devem ter sido tomadas, né? Então trago pra vocês 5 coisas muito importantes dessa fase da vida. Coisas que poderiam ter sido diferentes, ou coisas que realmente são essenciais.



#1 A Polêmica Lista de Convidados
Eu e o Yuri fomos espertos, apesar de ser um stress logo de cara, encaramos o desafio e montamos o primeiro rascunho com os convidados que realmente não poderiam faltar na festa. É claro que muita coisa mudou de lá para cá. Começamos com uma lista de 150 pessoas, reduzimos para 120 e agora estamos fechando em 140, se tudo der certo hahaha.

Essa lista é que viabilizará você saber quanto gastará e controlar o seu orçamento. A alteração no número nunca será grande, então pode ser acertada a diferença com os fornecedores logo no último mês que antecede o casamento. Além disso, no começo vocês estão bem mais tranquilos mentalmente, e esse é um dos "exercícios" que mais exigirá reflexão e paciência, então melhor aproveitar o momento. Nos últimos meses, só tivemos que ajustar algo aqui, outro ali. Foi bem mais tranquilo.



#2 Fornecedores Meus Amores
Ficou noiva e decidiu a data, não bobeie e vá para os fornecedores. Mesmo que você vá casar daqui 6 meses ou 1 ano, não deixe para ver isso em cima da hora. Só vai correr o risco de perder disponibilidade e/ou pagar mais caro.

A fotografia nós escolhemos logo de cara! O que foi ótimo, pois é um dos investimentos mais altos da festa. Então tivemos mais meses para pagar tudo. Agora eu confesso que enrolamos bastante na comida :( Isso porque eu estava num dilema eterno de como e onde seria a recepção. Quando me dei conta que deveria ser na Capela as coisas se desenrolaram. Contratei os salgadinhos do coquetel e em seguida os docinhos. Os salgadinhos ainda foram bem tranquilos, mas docinhos são sempre mais caros, devido ao trabalho e matéria prima, e no meu caso vieram junto com o bolo. O valor total dividido por 3 meses não foi muito simpático. Portanto, veja logo esses fornecedores. Inclusive filmagem, floricultura, vestido e etc...

Dica Bônus: Nem sempre fornecedores de fora da sua cidade são mais caros. Pesquise fornecedores de várias localidades. Você vai se surpreender com o que receberá de proposta. Fazer um casamento em outra cidade pode ser uma linda experiência para profissionais de fora, deixará ainda mais completo o portfólio deles e sabendo dos custos de hospedagem e transporte, estarão mais dispostos à uma negociação. Foi assim com os meus: fotografia, filmagem, vestido de noiva e floricultura!



#3 As Benditas Cores
Esse é o ponto mais polêmico de todo o planejamento do nosso casamento, na minha opinião. Só meu noivo e minhas damas sabem como fui chata nesse ponto! Desculpe gente :(

Meninas, não cismem com cores específicas. Não importante por onde você escolher a cor, seja flor, tecido, objetos, CMYK, RGB... Você não vai conseguir todos os elementos seguindo a mesma cor. Se a flor que você amou for aquele rosa pastel coisa mais linda, pode ter certeza que não vai encontrar o mesmo tom em tecidos para os vestidos das suas damas, ou no sapato que te levará para a vida de casada. Então desapega dessa ideia.

Como experiência própria, se preocupe em manter a combinação. Crie a sua paleta de cores aceitáveis e se empolgue nela.



#4 As Companheiras da Noiva
Não menospreze esse momento de decisão. Ser dama não é pra qualquer uma. É um chamado que exige muito, principalmente paciência e amor à noiva!

Não existe regra de quantas damas uma noiva deve ter. Há quem escolha 12, e há quem escolha 2. Eu escolhi 3. E achei um ótimo número. Escolher vestido para uma mulher já é algo que demanda tempo e paciência, imagina para mais de uma sendo o mesmo modelo? Além disso, não escolha por obrigação. Pense em pessoas que você pode confiar, que têm controle emocional e são responsáveis. Chame aquela amiga, irmã ou cunhada, que você sabe que pode correr pedir consolo, desabafar o stress da semana e que ainda vai abraçar a causa da organização.

Eu não me arrependo nadinha das minhas escolhidas. Minha irmã, minha cunhada (outra irmã) e minha amiga (mais uma irmã), sabem exatamente como me acalmar em situações de emergência, conhecem o meu gosto para preparem o chá de panela e ainda por cima são muito responsáveis com todo a organização do chá. Desejo o mesmo para vocês noivinhas :p


#5 Escute Seus Pais

Sim, eles não são o casal da festa e o motivo da celebração, mas são nossos pais. São responsáveis por existirmos, pelo que somos e por grande parte (senão toda) da festa acontecer. Afinal, quem nunca apelou para um "paitrocínio"?

Portanto escute o que eles gostariam. Convide alguns amigos que eles façam questão de estar lá. Afinal, no convite geralmente está escrito "Convidam para o casamento de seus filhos". A festa é deles também.

Confesso que quando comecei a planejar tudo, não queria dar muita atenção para as opiniões deles, pois a festa era minha e do meu noivo, teria que ser do nosso jeito. Que pensamento mais egoísta! Muito feio. Ainda bem que me toquei e tratei de me arrepender! O que mais importa pra mim nesse dia é vê-los felizes. Portanto quero que se sintam bem, que comam o que gostem, comemorem com seus amigos e que dancem as músicas da época que sabiam mexer o quadril! :) Se esse momento é uma única vez na minha vida, também é na vida deles, independente se há irmãos ou irmãs.



Tem muitos outros detalhes que quero compartilhar com vocês. Mas vou fazer posts específicos depois do casamento. Compartilho esses hoje, pois são essenciais para qualquer noivinha que esteja nos preparativos. Então espero que tenha ajudado vocês :)

Ao longo do post compartilhei algumas fotos da minha sessão de pré-casamento! Mas só para dar o gostinho.
Teremos um post só para essas fotos!

Quero saber se as dicas foram úteis pra você! Comenta aqui :)

Fotos: Bárbara Alves Fotografia

S2

10 comentários:

  1. Adorei as dicas!
    Estou no começo de tudo... das pesquisas, dos orçamentos, das principais decisões e já confesso que não tem sido fácil, é taaaaanta coisa!!!
    Mas essas dicas me fizeram me sentir melhor. "Acalme-se, respire, vai dar tudo certo!" :D Senti exatamente isso.
    Obrigada Mary! Foi demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou!!

      A frase que digo é "viva uma coisa de cada vez". Senão vc pira e incomoda muita gente hehe
      Precisando de algo o blog tá aqui pra isso!

      Bjs

      Excluir
  2. Assino embaixo, ótimas dicas para as noivas, eu só não tive problemas com as cores.

    Seu casamento será lindo e inesquecível. Lendo o blog me dá vontade se casar denovo (com o mesmo marido, é claro)!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bora fazer renovação de votos hahaha! Obrigada pelo apoio Flá! Bjs

      Excluir
  3. Que lindo!!! Para mim ainda faltam 5 meses, e confesso que o item n.05 aconteceu comigo, que bom que deu tempo de corrigir.Dicas excelentes, alias este blog é perfeito :-) :-) :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownn!! É muito amor :D Obrigada pelo carinho Ellen. Bjs

      Excluir
  4. Essa sensação de estar chegando perto, da um friozinho na barriga, mas a felicidade que vem depois é incrivel e recompensadora! =)
    beeijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! As fotos estão muito lindas tb!!

    Beijinhos

    http://www.tititietrelele.com/

    ResponderExcluir