sexta-feira, setembro 26, 2014

Reaproveitando Alimentos [ Recém-Casados ]

Hoje o post vai especialmente para as recém-casadas, porém vai interessar e ajudar as solteiras, namoradas e noivas também. Afinal, todas precisamos nos alimentar, desenvolver a autossuficiência e ser responsáveis e gratas pelo mundo maravilhoso em que vivemos.

Avisos sobre armazenamento e planejamento familiar não faltam na Igreja. Desde o dia que passamos a participar da Sociedade de Socorro, aprendemos como é essencial buscar essa autossuficiência. Só assim teremos nossas famílias protegidas de qualquer incidente. Na Liahona de Setembro, o Presidente Thomas S. Monson nos deixou o seguinte conselho:

"Devemos lembrar que o melhor sistema de armazenamento seria que cada família da Igreja tivesse um suprimento de alimentos, roupas e, se possível, outras coisas necessárias para a vida.
[...]
Recomendamos a todos os santos dos últimos dias que sejam prudentes em seu planejamento e modestos em seu estilo de vida e evitem dívidas excessivas ou desnecessárias. Um número muito maior de pessoas conseguiria sobrepujar as dificuldades de sua vida financeira se tivesse um estoque de alimentos e de roupas e nenhuma dívida. Constatamos que muitos seguiram esse conselho ao contrário: têm pelo menos um ano de dívidas e estão sem nenhum alimento.
[...]
Será que estamos preparados para as emergências de nossa vida? Será que nossas habilidades estão aperfeiçoadas? Vivemos de modo previdente? Temos nosso suprimento de reserva à mão? Somos obedientes aos mandamentos de Deus? Será que seguimos os ensinamentos dos profetas? Estamos preparados para dividir nosso sustento com os pobres e necessitados? Estamos quites com o Senhor?"


Não preciso falar muito mais depois dessa incrível declaração do Presidente e Profeta da nossa Igreja, né?

Por isso hoje compartilho com vocês uma atividade que tive ontem, quinta (25/09), organizada pela Soc. Soc. da minha Ala. Veio bem a calhar, pois tenho me deparado com uma dificuldade imensa para administrar os alimentos depois de casada. Sempre sobra comida que acaba estragando e tendo que ser jogada fora. E fazemos isso com uma dor imensa no coração. Com as dicas que aprendi ontem, vou poder reduzir o desperdício aproveitando ainda mais do alimento sagrado que temos a disposição.

E o que isso tem a ver com armazenamento e planejamento familiar? TUDO. Ao aprender receitas que usufruam mais e mais dos alimentos, aprendemos a armazenar itens que são realmente essenciais para o nosso organismo, controlaremos o desperdício e economizaremos.

Algumas fotos da atividade de ontem:











Aquele prato da foto foi a degustação dos quitutes de reaproveitamento :) Estava uma delícia!!
Salgados:
- Farofa de casca de banana
- Arroz a grega (Aproveitando o restinho de arroz e legumes)
- Bolinho de arroz (Quem nunca comeu?? tão bom!)
- Salada de maionese ou "batatas" (Com talos de couve-flor e brócolis substituindo algumas batatas)
- Torta de frango (Aproveitando legumes, peito de frango, purê de batatas...)
- Bolinho de legumes (O que tiver sobrando na geladeira é só picar e colocar farinha e ovos)

Doces:
- Doce de casca de melancia (Parece doce de abóbora! É usada a parte branca da casca da melancia)
- Doce de casca de maracujá
- Bolinho de casca de banana
- Doce de leite caseiro
- Geléia de cascas de frutas cítricas

No final da atividade teve um sorteio dos arranjos de legumes que estavam enfeitando as mesas (couve-flor da foto hahaha). E eu ganhei! YEY!! Achei bem criativo e lindinho! Reaproveitamento é uma atividade incrível mesmo!

Eu ainda não recebi as receitas com o passo a passo e as quantidades corretas, mas assim que conseguir deixo para download aqui no blog :)

Abaixo seguem as dicas que estavam no cartaz da atividade:



Seja grata ao Senhor pela criação ao ser humilde na hora de economizar e reaproveitar os alimentos!!

S2

2 comentários: