quarta-feira, outubro 22, 2014

Como Negociar Com Os Fornecedores

Casar envolve uma boa quantia de dinheiro que será gasta e um relacionamento nem sempre fácil com seus fornecedores. Isso parece bem estressante por esse ponto de vista. No entanto, existem maneiras de conseguir economizar a ainda assim manter a paz com seus fornecedores. Afinal, ninguém quer ter problemas no grande dia!

Se negociar não é o seu forte, hoje o blog posta algumas dicas:

1. FAÇAM A TAREFA DE CASA
Vamos dizer que você e seu noivo estão procurando por algum lugar para a comemoração. Vocês encontraram vários, e há um que vocês especificamente adoraram. Não comece a negociar até que vocês estejam com o orçamento dos locais concorrentes. E isso significa saber exatamente o que os concorrentes estão oferecendo pelo mesmo preço. Se um concorrente fizer uma oferta melhor, você pode apontar isso para a sua primeira escolha e perguntar se não podem cobrir os preços ou acrescentar alguns extras para compensar a diferença.

2. LEIAM PALAVRA POR PALAVRA
Tenham certeza de que vocês entendem exatamente o que está incluso em um orçamento. O local deve elencar todos os detalhes para vocês. Vocês podem descobrir que estão sendo cobrados por coisas que realmente não precisam, e podem negociar a retirada.

3. SEJAM LEGAIS
Usar as palavras e tom de voz corretos é essencial quando se trata de conseguir o que se quer. Uma maneira de não conseguir uma boa negociação é dizer algo como "Você deu uma negociação para minha prima no ano passado, e eu acho que deveria fazer o mesmo para mim". Isto não vai lhe ajudar e nem te dar considerações especiais. Lembre-se: Você vai pegar mais moscas com meu do que com vinagre.

4. NÃO SEJAM TÃO LEGAIS
Não, isso não é uma contradição. Sharon Naylor, expert em casamentos e jornalista da revista Bridal Guide, nos diz: "Por que não perguntar se vocês conseguem 1 hora extra na recepção?". Perguntem sobre extras e opções de corte. Não tenham medo de perguntar.

5. SEJAM FLEXÍVEIS
Tudo bem para vocês agendar o casamento numa quinta à noite? No outono ao invés da primavera ou vice versa? O que o buffet pode fazer para vocês se estiverem dispostos a se comprometer? Muitos casais fecharam negociações ao evitar sextas à noite ou escolhendo datas com baixa procura.

6. CONSIDEREM A VANTAGEM
Vocês podem se sentir livres para sair de um fornecedor. Ou pelo menos ameaçar. Isso pode fazer com que de repente se lembrem daquele bônus que eles podem dar ao casal. A indústria de casamentos depende tanto das indicações boca a boca que qualquer vendedor está disposto a tratá-los como reis do que dificultar. Eles sabem que se fizerem algo bom, vocês divulgarão e indicarão para amigos, parentes, vizinhos e colegas de trabalho.

7. FIQUEM ATENTOS
Shirit Kronzon, autor do livro The Bargaining Bride, alerta as noivas a estarem atentas com taxas extras que os fornecedores adicionam, geralmente no momento da assinatura do contrato. Por exemplo: Uma taxa para corte do bolo? Vocês podem até estar dispostos a pagar por isso, porque estão perto da data e têm um milhão de outras coisas para fazer, mas não caiam nessa. Educadamente digam algo como "Diante de tantas taxas, estávamos esperando evitar cobranças extras". Vale a tentativa!

Deu para ajudar?

No meu casamento consegui uma ótima negociação com meus fornecedores. Seguem alguns detalhes:

Fotografia e filmagem
Consegui fechar com as minhas fornecedoras dos sonhos! Analisei os pacotes que tinham e escolhi o que melhor cabia no orçamento. Como as duas eram de outra cidade (e Estado) também consegui negociação de valor, para conseguir trazê-las. Não prejudicou ninguém, pelo contrário, todas saímos felizes. E o custo benefício foi melhor do que se tivesse contratado fornecedores da minha cidade!

Floricultura
Logo no início da conversa deixei claro que teria que economizar. Então me ofereceram opções de flores da estação que são mais em conta e me ajudaram a compor as cores. Dependendo do "vaso", por exemplo, o preço varia bastante. Então optamos por 3 modelos diferentes, de custo baixo, médio e alto. Escolhemos menos dos mais caros e preenchemos com os mais em conta. Deu uma variedade na decoração, ficou muito bacana.

Doces
A doceira foi muito atenciosa e compreendeu meu orçamento. Escolhi os docinhos que mais gostei na degustação e ela me ajudou a equilibrar os custos. Os doces mais caros, pedimos menos, e os mais baratos, um pouco mais. Geralmente os mais "sofisticados" não saem tanto pelos convidados. A preferência é sempre para os tradicionais brigadeiro, dois amores e camafeu. Mas a variedade de opções deixa a mesa mais charmosa. O bolo eu optei por um cênico, que não exige tanta mão de obra e fica mais em conta. E o bolo de verdade veio cortado da cozinha. Como economizei nesse custo, pude caprichar no sabor: Damasco com brigadeiro branco. E para a minha alegria, aproveitei uma promoção de baixa procura da doceira, e ganhei no contrato a montagem da mesa de doces com os arranjos e o transporte inclusos!

Vestido de noiva
Optei pela locação. Por ser um vestido da nova coleção e estar um pouco acima do orçamento que eu tinha e da oferta da concorrência, a loja me ofereceu o véu, o arranjo de cabelo e o ajuste com as manguinhas (já que era tomara que caia). Além disso, na mesma loja tem uma boutique de jóias para noivas, e lá comprei os brincos que vieram com um desconto especial e num valor abaixo do que tinha pesquisado.

Teve outras excelentes negociações e achados, mas fica para um próximo post ;)

Fonte: Bridal Guide

S2

0 comentários:

Postar um comentário