segunda-feira, junho 09, 2014

DIY ou Não DIY? Eis A Questão!

DIY é um assunto sempre em alta para casamentos. Aparece relacionado tanto para festas mais em conta, devido ao orçamento apertado, como para aquelas mais personalizadas.

A maioria das pessoas acha que se fizer algo por conta, estará economizando muito mais do que ao contratar um profissional do ramo. Essa é uma verdade, mas não é uma verdade absoluta. Dependendo da escolha do projeto DIY, o preço final poderá sair muito mais caro. Não só por causa do dinheiro investido, mas tempo e estresse.

Então é importante pensar muito à respeito do que realmente vale a pena se empolgar num projeto com o noivo, família e amigos, e o que vocês deixarão sob responsabilidade dos profissionais da área. Preste bem atenção nas dicas abaixo!


LIBERADO PARA DIY



Convites: Os convites são uma ótima maneira do casal colocar todo o seu carinho e toque especial da festa. Não há mais uma regra de design, então a imaginação está livre para trazer lindos resultados. E o melhor de tudo é que os convites além de lindos e originais, podem sair bem mais em conta dependendo do material que vocês escolherem utilizar na confecção. Convites feitos por gráficas profissionais são realmente lindos, mas porque gastar tanto dinheiro com aqueles convites grandes, de texto em auto relevo, se você pode deixá-los bem mais pessoais e totalmente únicos?



Itens da Decoração: Este é mais um detalhe de todo o casamento que você e seu noivo podem colocar a essência dos dois, aquele toque especial. As flores por si só já vão comprometer seu orçamento, então se tiver como economizar o momento é agora. Itens como molduras, vasinhos pendurados, cortina de origamis e centros das mesas, podem ser incrivelmente montados por vocês. Sai bem mais em conta ir direto a fonte desses itens e montar conforme a sua criatividade mandar :)
Um centro de mesa composto por pequenos vasinhos sai bem mais em conta e fica muito mais charmoso, do que com um arranjo enorme e rebuscado.



Acessórios de Vestuário: É um item para quem tem o talento com as mãos. Mas com vários blogs e o Pinterest ajudando, não fica tão impossível fazer sua própria coroa de flores ou fascinator. Outro acessório que dá para arriscar é o boutonniere da lapela do noivo. Deixe a criatividade rolar e o bolso descansar :)


NEM PENSE EM DIY



Cerimonial: Não importa se você é uma pessoa extremamente organizada. Você precisará da ajuda de um profissional, pelo menos no grande dia. Vai ser tanta coisa acontecendo nesse momento, que não tem como delegar para pai, mãe, irmã ou noivo. Só mesmo alguém que trabalha e tem experiência poderá te trazer a tranquilidade e fazer desse momento uma recordação agradável.



Fotografia: Sempre tem aquele amigo que tira umas fotos interessantes e que ganham várias curtidas no facebook, mas nem pense em chamá-lo para dar essa "mãozinha". Um profissional não conhecerá as pessoas da sua festa, e não correrá o risco de ficar socializando. Ele também tem no currículo vários cursos e especializações para não te desapontar na entrega das fotos.



Música: Não há nada de errado em querer montar sua playlist com as músicas mais queridas pelo casal. E também com certeza é econômico colocar essa playlist no computador e deixar tocando no casamento. Mas uma banda ou DJ tem presença, e trazem a oportunidade de trabalhar a atmosfera e personalidade da festa. Eles vão agitar as "cadeiras" dos seus convidados.


PONDERAR SOBRE ESSE DIY

E por último alguns itens para se ponderar e discutir muito se vale a pena ou não.

Comida: Se seu casamento for mais intimista e todo carregado na atmosfera DIY, fazer os comes em uma tarde de mulheres, com a ajuda da mãe, da sogra, das irmãs e amigas, trará uma sensação muito especial para a festa. Mas isso só vale a pena se forem comes simples e se todas as mulheres de sua vida realmente tiverem tempo e dedicação. A partir do momento que o casamento for para muita gente e estiverem na maior correria, melhor nem pensar nessa opção.

Aulas de Dança: Se você tiver dinheiro sobrando, porque não fazer umas aulinhas de dança? Agora se o dinheiro for um problema, o Youtube pode te ajudar :) Há vários tutoriais de valsa por lá. Só que tenha em mente que uma vez decidido aprender sozinho, tem que ter muita persistência e foco.

Lembrancinhas: Ter tempo para fazer as lembrancinhas trará todo um significado para a festa e seus convidados realmente se sentirão importantes. Mas talvez embarcar na ideia poderá trazer uma dor de cabeça. Sempre considere o tempo que gastará fazendo e o quanto de antecedência você poderá fazer sem que corra o risco de passar da validade ou fique muito em cima do grande dia.

Já se casou? Tem alguma experiência com DIY para nos contar?
Compartilhe :D

S2

2 comentários: